O Atlético tenta manter o retrospecto quase perfeito contra times peruanos diante do Cienciano. A equipe de Cusco será a adversária do Galo na estreia do Grupo H da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (1º/4), às 21h30, no Estádio Inca Garcilaso.
São oito jogos na história diante de clubes do Peru e nenhuma derrota. O Galo somou sete triunfos contra quatro adversários e empatou em apenas uma oportunidade.
A única vez em que não venceu foi diante do Deportivo Wanka, quando o jogo terminou empatado por 1 a 1 no Estádio Manuel Goméz Arellano, em Chimbote, , pelas quartas de final da Copa Conmebol de 1993.
Goleada em campanha histórica
Um dos jogos mais marcantes contra peruanos ocorreu na semifinal da Conmebol de 1997. Após vencer o Universitário na ida por 2 a 0, o Galo selou a classificação à final com a goleada por 4 a 0 no Mineirão, com dois gols de Valdir Bigode, um de Marques e outro de Cairo.
Na decisão, o Atlético venceu o Lanús por 4 a 1 na Argentina e empatou na volta, conquistando assim o bicampeonato do torneio continental, que era equivalente à Sul-Americana atual.
Último jogo teve brilho de Hulk
A última vez em que o Atlético enfrentou um time peruano foi em 6 de junho de 2023, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O Galo visitou o Alianza Lima e venceu por 1 a 0 com gol do atacante Hulk, que marcou aos 17 minutos do segundo tempo.
Além do artilheiro, os únicos remanescentes daquele jogo são o goleiro Everson, os laterais Saravia e Guilherme Arana, os meias Igor Gomes e Rubens e o atacante Cadu.
Ao todo, o Galo marcou 17 gols contra times peruanos e sofreu apenas dois. Além dos três times citados, o clube mineiro ainda enfrentou o Melgar em 2016.
Atlético contra time peruanos
- Deportivo Wanka 1 x 1 Atlético (quartas de final da Conmebol de 1993)
- Atlético 1 x 0 Deportivo Wanka (quartas de final da Conmebol de 1993)
- Universitário 0 x 2 Atlético (semifinal da Conmebol de 1997)
- Atlético 4 x 0 Universitário (semifinal da Conmebol de 1997)
- Melgar 1 x 2 Atlético (fase de grupos da Libertadores de 2016)
- Atlético 4 x 0 Melgar (fase de grupos da Libertadores de 2016)
- Atlético 2 x 0 Alianza Lima (fase de grupos da Libertadores de 2023)
- Alianza Lima 0 x 1 Atlético (fase de grupos da Libertadores de 2023)