Adversário do Atlético na primeira rodada da Copa Sul-Americana, o Cienciano-PER acumula grandes vitórias em finais sobre dois dos maiores clubes da América do Sul.
Em 2003, La Furia Roja, como é conhecida a equipe peruana, bateu o River Plate para conquistar a Sul-Americana. O jogo de ida terminou empatado com um agitado 3 a 3 no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
O título veio com vitória heroica por 1 a 0 no Peru. Mesmo com um a menos, o Cienciano conseguiu o gol do título aos 32 minutos do segundo tempo, com Carlos Lugo. Antes do apito final, os donos da casa ainda tiveram mais uma expulsão, contudo, conseguiram segurar o placar.
Além do feito, La Furia Roja superou grandes nomes do futebol argentino, como Mascherano, Lucho González e Gallardo. Ex-técnico do Atlético, Eduardo Coudet também integrava o time do River Plate.
Títulos consecutivos
Com a conquista da Sul-Americana, o Cienciano garantiu participação na Recopa Sul-Americana do ano seguinte. O adversário? Outro gigante do futebol argentino: o Boca Juniors.
O contexto foi de dificuldade mais uma vez. Carlos Tévez, que depois se tornaria um grande nome do futebol mundial, abriu o placar para os Xeneizes aos 26 minutos do segundo tempo.
Os peruanos buscaram o empate aos 43 minutos com Rodrigo Saraz, que havia entrado no segundo tempo. Nos pênaltis, melhor para La Furia Roja, e comemoração no Lockhart Stadium, em Lauderdale, nos Estados Unidos.
Outra vitória marcante na Sul-Americana de 2003
O Cienciano começou aquela jornada ainda na fase classificatória da Sul-Americana, eliminando o também peruano Alianza Lima com duas vitórias. Na terceira fase qualificatória, a Universidad Católica-CHI ficou pelo caminho.
O adversário nas quartas de final seria o Santos, vice-campeão da Copa Libertadores e vencedor do Campeonato Brasileiro de 2002, com mais uma geração de “Meninos da Vila”. Depois de empatar na Vila Belmiro, em Santos, por 1 a 1, o Cienciano levou o duelo decisivo para o Estádio Inca Garcilaso de la Vega, na altitude de Cusco.
Germán Carty, histórica figura do futebol peruano, marcou dois gols para os Imperiais naquele confronto. Elano balançou as redes para o Peixe, mas a vitória por 2 a 1 confirmou a vaga do Cienciano na grande decisão.
Cienciano x Atlético
Cienciano e Atlético se enfrentam nesta terça-feira (1º/4), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru, pela primeira rodada do Grupo H da Sul-Americana.