Sem o volante Alan Franco (gripado), o técnico do Atlético, Cuca, optou pela escalação de Rubens como titular no empate por 0 a 0 com o Cienciano, nessa terça-feira (1º/4), pela primeira rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana.
Após a partida no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru, o treinador saiu em defesa do polivalente jogador. O comandante alvinegro ressaltou as qualidades do jovem de 23 anos e explicou por que o escolheu para iniciar a partida.
“O Rubens começou um pouco inseguro, depois firmou e tomou conta do meio-campo, na marcação, e era para isso que ele estava ali. É um jogador rápido, tem boa pegada, condução boa, arremate de fora da área, bom no jogo aéreo”, elogiou, durante entrevista coletiva.

Cuca defende Rubens no Atlético
Na sequência, Cuca disse que muitos torcedores não gostam de Rubens, mas ressaltou a importância do jogador para o elenco.
Além disso, citou a capacidade do camisa 44 em atuar em diferentes posições, como lateral-esquerdo, volante, meia e meia-esquerda.
“Tem muitas pessoas, muitos torcedores que não gostam muito do futebol do Rubens, mas ele é muito importante para nós, muito importante. Ter esse tipo de jogador versátil e da maneira como ele encorpa a equipe é muito bom”, completou.
Rubens “mudou” de posição em 2025
Antes considerado reserva imediato de Guilherme Arana na lateral, Rubens passou a ser utilizado apenas do meio para frente desde a chegada de Cuca.
Com o técnico, ele foi acionado em todos os jogos em que o Atlético disputou com o time principal, tendo contribuído com duas assistências.
Cria da base do Galo, o jogador tem seis gols e oito assistências em 132 jogos pelo clube desde que foi promovido, em 2021 – com o próprio Cuca. O contrato com o alvinegro vai até dezembro de 2027.
Rubens pode ter nova oportunidade como titular no domingo, às 16h, quando o Atlético enfrentará o São Paulo. A partida, que será disputada no Mineirão, será pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.