Depois de um início invicto com o técnico Cuca, o Atlético já soma três jogos sem vencer – ainda que tenha tido desempenho positivo nos últimos dois. Na análise minuciosa destes últimos dois compromissos, um dado liga alerta para o Galo: o de grandes chances de gol desperdiçadas.
No último sábado (29/3), o Atlético foi superior ao Grêmio na estreia pela Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, empilhou oportunidades claras de gol perdidas e sofreu com falhas defensivas, perdendo por 2 a 1 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Nessa terça-feira (1°/4), o cenário foi relativamente parecido. Com mais finalizações que o Cienciano-PER, o Galo voltou a deixar de aproveitar ocasiões cristalinas de balançar as redes e saiu do Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, com um empate por 0 a 0 pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Grandes chances criadas pelo Atlético nos últimos dois jogos
- Grêmio 2 x 1 Atlético (Campeonato Brasileiro): sete
- Cienciano-PER 0 x 0 Atlético (Copa Sul-Americana): duas
Os números são do SofaScore, uma das principais plataformas de dados no futebol. O aplicativo ainda detalha os jogadores que desperdiçaram oito de nove dessas grandes chances de balançar as redes na somatória dos jogos contra Grêmio e Cienciano – o único a converter em gol foi Rony, contra o adversário gaúcho.
Os jogadores que perderam chances claras de gol pelo Atlético nos últimos dois jogos
- 1º – Tomás Cuello: três
- 2º – Rony: duas
- 3º – Guilherme Arana, Júnior Santos e Gustavo Scarpa: uma cada
Cuca demonstra otimismo por resultados
As performances positivas mesmo com tropeços têm sido suficientes para fazer com que o técnico Cuca confie em retomada rápida das vitórias. Tanto após a derrota diante do Grêmio como depois do empate com o Cienciano, o treinador paranaense teceu elogios ao desempenho do Atlético em entrevistas coletivas.
“Lógico que a derrota é muito dolorosa em qualquer circunstância, mas temos que separar o resultado do jogo do desempenho. Confesso que nunca vim aqui jogar com o Grêmio com uma superioridade tão grande como tivemos hoje, com posse de bola beirando os 70%, mais de 20 finalizações, com o goleiro do Grêmio sendo o melhor em campo”, disse Cuca, após o revés diante do Imortal.
“Tomamos conta da maior parte do jogo, da posse de bola. Tivemos muitas finalizações mais uma vez, muitos escanteios e o controle geral da partida, mesmo fora de casa e com a dificuldade que foi de um campo cheio, da altitude e do adversário também. A gente lamenta mais uma vez a não vitória, mas, fora de casa, em uma condição como a de hoje, empate dentro de atuação tão boa como a gente fez, a gente tem que sair satisfeito”, avaliou o comandante alvinegro depois do empate com o Cienciano.

Atlético aposta em sequência como mandante
Agora, o Atlético trabalha para três compromissos seguidos na condição de mandante, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O primeiro deles será neste domingo (6/4), a partir das 16h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Posteriormente, em 10 de abril (quinta-feira), a partir das 21h30, o Galo receberá o Deportes Iquique (Chile) pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Por fim, às 20h30 de 13 de abril (domingo), a bola rolará para o duelo contra o Vitória, pela terceira rodada do Brasileirão.