Já consagrado como um dos maiores ídolos da história do Atlético, Hulk passou 16 anos no futebol internacional – distante dos holofotes no Brasil. Antes do acerto com o Galo, o período de maior notoriedade na terra natal foi entre 2011 e 2016, quando o paraibano foi “figurinha carimbada” nas convocações para a Seleção Brasileira. Na avaliação do próprio jogador, o desconhecimento de parte da imprensa nacional a respeito de suas características o fez contrariar comentaristas esportivos depois de 2021.
Revelado pelo Vitória, Hulk defendeu as cores de Kawasaki Frontale-JAP (duas vezes), Consadole Sapporo-JAP, Tokyo Verdy-JAP, Porto-POR, Zenit-RUS e Shanghai SIPG-CHI antes de assinar contrato com o Atlético, no início de 2021. O atacante acompanhava os comentários de profissionais do jornalismo a seu respeito e discordava da maioria das avaliações.
“Eu sempre tive vontade de jogar no Brasil, até porque eu só tinha feito dois jogos no profissional, em 2004. (…) Queria levar meus familiares no jogo, como já aconteceu aqui (no Galo). (…) Em alguns episódios, eu via os comentaristas comentando quando eu estava na Seleção Brasileira, e até mesmo jogando na Europa, das minhas características, e eu falava assim: ‘Cara, será que eles estão falando de mim?’ Falavam de um cara grandão, que joga de costas, e eu nunca gostei de jogar de costas (risos).”
Hulk, atacante do Atlético, ao Charla Podcast
“Quando eu cheguei no Brasil, em 2021, as coisas começaram a mudar, porque eles começaram a me acompanhar de perto e ver realmente minhas características. Começam a criticar ou elogiar em cima das tuas características reais, porque estão te acompanhando”, acrescentou o atleta.
Hulk foi comparado a Adriano
Ao Charla Podcast, Hulk também contou que, por diversas vezes, se viu comparado a Adriano “Imperador” em programas esportivos brasileiros. Por características de jogo, o atacante também discordava desta avaliação.
“Às vezes, viam alguns gols meus de fora da área. Pancada, tudo. Por ser forte fisicamente, muitos me ligavam ao Adriano, às características do Adriano. Pô, o Adriano é craque. Só que o Adriano é um jogador de área. Força, cabeça, atropelava todo mundo. Nunca fui esse jogador. Gosto de jogar como segundo atacante, de sair para o jogo, de encarar o adversário de frente, de partir para cima. Não sou aquele cara que gosta de jogar de costas, segurar, fazer pivô”, ressaltou.
Hulk no Atlético
Desde 2021 no Atlético, Hulk tem empilhado grandes marcas e chamado atenção em cenário nacional. Já são 122 gols e 44 assistências em 239 jogos com a camisa preta e branca.
Representando o Galo, o paraibano conquistou oito títulos. Foram eles: cinco Campeonatos Mineiros (de 2021 a 2025), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).