
A janela de transferências “de exceção”, mecanismo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que estende as possibilidades de negociações no mercado para clubes das Série A e B do Campeonato Brasileiro, se encerrou nessa sexta-feira (11/4). Diante de cobranças de parte da torcida e do técnico Cuca por novos reforços, a diretoria do Atlético optou por concretizar quatro movimentações no período em questão: duas chegadas e duas saídas.
A janela internacional de transferências, que se estendeu de 3 de janeiro a 28 de fevereiro, foi intensa para o Galo. Ao todo, o clube mineiro concretizou 20 negociações, movimentando centenas de milhões de reais no mercado e promovendo significativa reformulação no elenco.
Na primeira janela de 2025, o Atlético acertou 12 saídas e anunciou as contratações de oito reforços. A seguir, o No Ataque relembra cada um destes negócios.
As saídas do Atlético na janela internacional de transferências
- 1. Matheus Mendes (goleiro): emprestado ao América
- 2. Mariano (lateral-direito): fim de contrato
- 3. Mauricio Lemos (zagueiro): negociado com o Vasco
- 4. Bruno Fuchs (zagueiro): emprestado ao Palmeiras
- 5. Rodrigo Battaglia (zagueiro/volante): negociado com o Boca Juniors-ARG
- 6. Paulo Vitor (volante): emprestado ao Criciúma
- 7. Otávio (volante): negociado com o Fluminense
- 8. Zaracho (meio-campista): negociado com o Racing-ARG
- 9. Robert Santos (meia-atacante): emprestado ao Atlético-GO
- 10. Alan Kardec (atacante): fim de contrato
- 11. Eduardo Vargas (atacante): fim de contrato
- 12. Paulinho (atacante): negociado com o Palmeiras
As contratações do Atlético na janela internacional de transferências
- 1. Natanael (lateral-direito): comprado junto ao Coritiba
- 2. Ivan Román (zagueiro): comprado junto ao Palestino-CHI
- 3. Caio Paulista (lateral-esquerdo): emprestado pelo Palmeiras
- 4. Patrick Silva (volante): negociado junto ao Palmeiras
- 5. Gabriel Menino (meio-campista): negociado junto ao Palmeiras
- 6. Júnior Santos (atacante): comprado junto ao Botafogo
- 7. Rony (atacante): comprado junto ao Palmeiras
- 8. Cuello (atacante): comprado junto ao Athletico-PR
Atuação “pontual” na janela de exceção?
Pouco após o fim da janela internacional de transferências no Brasil, a janela de exceção da CBF foi aberta em 10 de março. A data marcou a concretização da venda do atacante Alisson Santana do Galo ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia – transação que só foi possível porque a janela internacional ainda estava aberta no Leste Europeu.
O período de exceção da CBF permite negociações entre clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. De 10 de março a 11 de abril, as diretorias destes times puderam negociar atletas que estiveram inscritos em campeonatos estaduais.
Diante das novas possibilidades, o Atlético fechou quatro tratativas na última janela. Saíram os atacantes Luiz Filipe (Mirassol) e Deyverson (Fortaleza), ambos em caráter definitivo, e chegaram o zagueiro Vitor Hugo (empréstimo junto ao Bahia) e o atacante João Marcelo (compra junto ao Guarani).
As quatro negociações do Atlético na janela de exceção
- Saídas: Luiz Filipe e Deyverson
- Chegadas: Vitor Hugo e João Marcelo

Cuca cobrou por reforços nas últimas semanas
Em diferentes oportunidades ao longo das últimas semanas, o técnico Cuca cobrou abertamente por reforços no Atlético em entrevistas coletivas. De toda forma, após a estreia pela Série A do Campeonato Brasileiro, diante do Grêmio, o treinador paranaense se mostrou convencido de que o Galo poderia realizar movimentos mais assertivos na janela internacional de transferências do meio do ano – que irá de 10 de julho a 2 de setembro.
“De repente, se não consegue trazer nessa janela, tem uma janela daqui a dois meses. Uma janela mais ampla, em que você pode ter jogadores diferenciados para poder dar aquele up que geralmente as equipes dão naquele momento”, declarou Cuca naquela oportunidade, em 29 de março.
“Temos que ter paciência. São algumas jornadas em que nós podemos ficar sem reforços para o elenco, mas nosso time é bom. Então vamos valorizar e muito esse pessoal que está aí também”, acrescentou.
Bracks vê elenco “equilibrado” e projeta up de Cuca
Chefe de esportes do Atlético, Paulo Bracks avaliou a janela de exceção do clube mineiro em contato com o No Ataque. O dirigente explicou a menor movimentação em negociações nas últimas semanas e disse enxergar o elenco do Galo como “equilibrado”.
“Especificamente sobre essa janela de exceção, decidimos não trazer atletas que não elevariam a qualidade do nosso elenco. Trazer somente por número não faz sentido no nosso planejamento, até porque um jogador sem nível técnico igual ou superior aos que estão acaba gerando um outro problema, que é de folha, reduzida em relação ao ano passado”, iniciou.
“Entendemos que o elenco está equilibrado. Temos dois jogadores por posição, contamos com atletas experientes e também com atletas jovens e promissores”, acrescentou.

Em seguida, o CSO do Atlético assegurou que o clube “não perderá desportividade”, já que tem “ambições grandes” na temporada. Bracks ainda ressaltou o compromisso da diretoria com o “up” proposto por Cuca.
“Todos os movimentos de saídas e de chegadas foram feitos em coordenação com a diretoria e comissão técnica. E assim será no meio do ano, quando pretendemos e iremos atuar no mercado. Seremos pontuais, responsáveis e assertivos. Se tivermos que vender, iremos comprar. Não vamos perder desportividade, porque temos ambições grandes na temporada.”
Paulo Bracks, CSO do Atlético, ao No Ataque
“Nossa estratégia é dar o up mencionado pelo nosso treinador no meio do ano, e o trabalho para isso já começou dentro do Departamento de Futebol e CIGA (Centro de Informação do Galo). Temos compromisso com o orçamento do Galo, mas também temos com a performance”, encerrou.
Elenco do Atlético após a janela de exceção
Após as movimentações, o Atlético seguirá para a sequência da temporada com exatos 30 atletas no elenco profissional, de acordo com o site do clube mineiro. Veja todos os nomes a seguir.
Elenco do Atlético
- Goleiros (4): Everson, Gabriel Delfim, Gabriel Átila e Robert
- Laterais-direitos (2): Natanael e Saravia
- Zagueiros (6): Lyanco, Junior Alonso, Igor Rabello, Vitor Hugo, Rômulo e Ivan Román*
- Laterais-esquerdos (2): Guilherme Arana e Caio
- Meio-campistas (8): Alan Franco**, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa, Rubens, Fausto Vera, Patrick Silva, Bernard e Igor Gomes
- Atacantes (8): Cuello, Rony, Hulk, João Marcelo, Júnior Santos**, Brahian Palacios**, Cadu** e Caio Maia**
Total: 30 atletas à disposição
*Tem sido acionado em jogos da categoria sub-20 do Atlético.
**Jogadores lesionados, em tratamento junto ao departamento médico do Atlético.