
A contratação de Dudu pelo Atlético, concretizada em 6 de maio, ampliou a “legião” de ex-jogadores do Palmeiras no clube mineiro. Além do atacante de 33 anos, o Galo conta com seis atletas que já defenderam o Verdão em algum momento da carreira.
Mesmo tendo enfrentado polêmicas na saída, em dezembro do ano passado, Dudu é indiscutivelmente um dos maiores nomes da história do Palmeiras. Na somatória de duas passagens, o atacante passou 10 anos no clube paulista, tendo contribuído com 88 gols e 102 assistências ao longo de 462 partidas.
Representando o time alviverde, Dudu conquistou 12 títulos. Foram eles: uma Copa do Brasil (2015), quatro Campeonatos Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).
Ainda que em diferentes momentos, Dudu dividiu vestiário com os seis jogadores do Atlético que já defenderam o Palmeiras. O primeiro deles foi o zagueiro Vitor Hugo, com quem o atacante conquistou o Brasileirão de 2016, sob o comando do técnico Cuca.
O jogador também teve a oportunidade de atuar com outros multicampeões pelo Verdão. Em geração mais recente, Dudu esteve no clube paulista com Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Rony.
Jogadores do Atlético que já defenderam o Palmeiras (base ou profissional)
- Vitor Hugo (zagueiro)
- Caio (lateral-esquerdo)
- Patrick Silva (volante)
- Gabriel Menino (meio-campista)
- Gustavo Scarpa (meia-atacante)
- Rony (atacante)
- Dudu (atacante)
Patrick Silva não chegou a estrear profissionalmente pelo Palmeiras, mas empilhou títulos pelas categorias de base do clube. O volante também participou de diversos treinos com a equipe principal, comandada pelo português Abel Ferreira, nos últimos anos.

Atlético e Palmeiras fecharam negócios recentes
Na última janela de transferências, Atlético e Palmeiras protagonizaram transferências de impacto no mercado brasileiro. A maior delas foi a negociação que levou Paulinho ao clube paulista, por 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões), e os meio-campistas Patrick Silva e Gabriel Menino ao Galo.
Posteriormente, o Atlético anunciou a contratação do atacante Rony, também vindo do Palmeiras. A diretoria alvinegra topou desembolsar 6 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões) para contar com o atleta.
Por fim, os clubes entraram em acordo por um “empréstimo de mão dupla”. O zagueiro Bruno Fuchs foi cedido ao Verdão nestas tratativas, enquanto o lateral-esquerdo Caio assinou com o Galo.