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De IA a Hulk: Atlético explica como define preços dos ingressos na Arena MRV

Galo leva em consideração vários aspectos dentro e fora de campo e conta com auxilio sistema de Inteligência Artifical na preificação

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Desde a Inteligência Artificial (IA) até a presença (ou não) do atacante Hulk: o Atlético utiliza um sistema que engloba vários fatores para definir os preços dos ingressos dos jogos na Arena MRV. Tema frequente de debate entre os torcedores, o assunto foi tratado em encontro com os jornalistas nesta sexta-feira (23/5).

Leandro Evangelista, diretor de tecnologia do clube, e Leonardo Barbosa, superintendente de operações, foram os responsáveis por abordar vários tópicos que envolvem o estádio ao longo do evento “Por Dentro do Galo”.

A dupla revelou que o Galo utiliza um sistema gerenciado por Inteligência Artificial para chegar ao preço máximo no valor do ingresso e, ao mesmo tempo, o maior público possível no estádio.

O objetivo é deixar de ter uma análise subjetiva na previsão de público e contar com dados e números para ser o mais próximo possível da realidade. Neste sentido, o clube faz uma análise de influências internas e externas, formando assim o “Galo Lake” (Rio do Galo em português). 

Veja, abaixo, quais critérios são avaliados:

Reprodução/Atlético

As maiores influências nos preços

Além dos tópicos acima, o Atlético pesa alguns fatores dentro e fora de campo na análise. A presença ou ausência de Hulk, por exemplo, afeta em 2% a previsão de público, o que consequentemente pode alterar o valor final dos ingressos.

“A IA trabalha todos os dados, sábado, 21h, vai estar frio, isso influencia em quanto? Os jogos em que a temperatura estava parecida, o público foi de tanto. A posição na tabela, o clima de apoio, isso pode influenciar”, explica Leonardo Barbosa.

“Jogo contra o Fluminense para mim tinha que ter 35 mil pessoas, mas a IA mostra que vai dar 27 mil. Se eu abaixar o preço mais R$ 10, vai dar 32 (mil), mas eu perco R$ 500  mil. Vamos analisando cenário a cenário. Ah não, mas vou ter 10 mil (torcedores) de diferença, então vamos fazer (diminuir o preço do ingresso)”, completa.

Leonardo Barbosa, superintendente de operações do Atlético - (foto: Cristiane Mattos/ FMF)
Leonardo Barbosa, superintendente de operações do Atlético(foto: Cristiane Mattos/ FMF)

O momento do time também é analisado: se teve resultados positivos ou negativos nos últimos jogos, a posição na tabela, assim como o clima e o horário do jogo. Até por isso o clube não consegue divulgar com tanta antecedência assim os preços dos bilhetes. 

Outro aspecto importante é o adversário da partida. Se é um clássico ou um duelo de maior relevância, os valores aumentam, assim como a fase/rodada da competição a ser disputada. 

Até mesmo as redes sociais têm impacto na avaliação do Galo. A variação do engajamento de posts para cima ou baixo é um critério que pesa para os dirigentes, porque revela o que parte da torcida está sentindo naquele momento.

Variação nos preços dos ingressos

A partir do sistema utilizado, o Atlético entende que em muitas oportunidades o valor do ingresso não está diretamente ligado ao público. Ou seja, nem mesmo com o preço menor teria uma maior presença significativa dos torcedores na maioria das partidas.

Na visão do clube, o preço é apenas mais um dos vários fatores que influenciam no interesse do torcedor em comparecer ao estádio, e não o mais decisivo. Ainda assim, em algumas oportunidades a diretoria baixa o valor em setores mais populares e aumenta nos setores mais concorridos. 

Com tantos fatores mapeados, o Atlético cria uma base que representa uma “visão 360 do torcedor”, a fim de prever o mais perto possível o público final e qual o preço máximo a ser cobrado sem que esse número impacte na presença da torcida. 

Além do objetivo jogo a jogo, o Galo se preocupa com o orçamento. Ao fim do ano, o clube precisa atingir a arrecadação prevista no fim da temporada passada. 

Preços cobrados pelo Atlético em alguns jogos na Arena MRV

Contra o Ipatinga (8ª rodada do Mineiro de 2024)
Mínimo para sócios: R$ 30
Máximo para sócios: R$ 191,67
Mínimo para o público geral (inteira): R$ 100
Máximo para o público geral: R$ 383,33

Contra o Corinthians (10ª rodada do Brasileiro de 2025)
Mínimo para sócios: R$ 21
Máximo para sócios: R$ 246,60
Mínimo para o público geral (inteira): R$ 70
Máximo para o público geral: R$ 548

Contra o Cruzeiro (3ª rodada do Brasileiro de 2024)
Mínimo para sócios: R$ 42
Máximo para sócios: R$ 275
Mínimo para o público geral (inteira): R$ 140
Máximo para o público geral: R$ 550

Contra o Flamengo (final da Copa do Brasil de 2024)
Mínimo para sócios: R$ 153
Máximo para sócios: R$ 881,50
Mínimo para o público geral (inteira): R$ 510
Máximo para o público geral: R$ 1763

Atlético na Arena MRV

  • Renda bruta com venda de ingressos: R$ 96,7 milhões
  • Lucro com a venda de ingressos: R$ 66,8 milhões
  • Público médio: 34.206
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