
Ex-volante do Atlético, o brasileiro Rafael Carioca fez história em um clube mexicano. Nesta sexta-feira (23/5), o jogador se despediu do Tigres após quase oito anos no México e chorou em vídeo que marcou o encerramento da parceria entre as partes. Agora, o atleta de 35 anos fica livre no mercado e pode ser contratado por qualquer time “sem custos” de aquisição.
Ao longo desta sexta-feira, o Tigres publicou diversas mensagens de agradecimento a Rafael Carioca. Em comunicado oficial, o clube da cidade de San Nicolás de los Garza destacou que chegou ao fim a era do “mago brasileiro” com a camisa amarela e azul.
O Tigres definiu o volante como uma “lenda viva” da instituição. Nestes quase oito anos, Carioca conquistou três Campeonatos Mexicanos, dois títulos de Campeão dos Campeões do México, duas Copas dos Campeões da Concacaf e uma Liga dos Campeões da Concacaf.
Foram 334 jogos do atleta pelo Tigres, com cinco gols marcados e 21 assistências. Nos comentários, vários torcedores demonstraram descontentamento com a perda: “Obrigado por tudo, professor Rafael”, escreveu um deles.
“Eu não quero ser reconhecido por ser um grande jogador, mas sim por ser uma boa pessoa. Sempre respeitei a todos. Levo comigo todo o sentimento de amor que tenho pelo clube.”
Rafael Carioca, ex-volante de Atlético e Tigres
Rafael Carioca pelo Atlético
Entre agosto de 2014 e agosto de 2017, Rafael Carioca disputou 172 jogos pelo Atlético, tendo anotado cinco gols com a camisa preta e branca. Pelo Galo, o volante conquistou a Copa do Brasil de 2014, os Campeonatos Mineiros de 2015 e 2017 e a Florida Cup de 2016.
Especula-se que, em 2017, o Atlético vendeu Carioca ao Tigres por cerca de R$ 22 milhões. Como era dono de 50% dos direitos econômicos do jogador naquela oportunidade, o Galo teria ficado com aproximadamente R$ 11 milhões pela negociação.