Perto de um “respiro” na temporada, o Atlético vive uma maratona de jogos em maio. Muitos jogadores, inclusive, têm longa sequência sem descanso. Veja, a seguir, aqueles que mais atuaram em 2025.
O Galo disputou 28 jogos oficiais com o elenco profissional. Os três primeiros do ano não entram na conta porque o time utilizado foi formado por atletas sub-23, sendo a maioria das categorias de base.
Nesse recorte, dois jogadores entraram em campo em todos os duelos: o goleiro Everson e o meio-campista Rubens. O zagueiro Junior Alonso, o lateral-direito Natanael e o meia Gustavo Scarpa só não foram acionados uma vez.
Dois dos principais jogadores da equipe na temporada, os atacantes Cuello e Hulk estão um pouco abaixo na lista. O argentino soma 25 jogos, enquanto o brasileiro tem 23. Ambos foram poupados em algumas oportunidades e sofreram lesões na coxa direita.
Os 10 atletas que mais jogaram com Cuca em 2025
- Everson: 28 jogos
- Rubens: 28 jogos
- Junior Alonso: 27 jogos
- Gustavo Scarpa: 27 jogos
- Natanael: 27 jogos
- Cuello: 25 jogos
- Bernard: 25 jogos
- Lyanco: 23 jogos
- Rony: 23 jogos
- Hulk: 23 jogos
Os 10 atletas com mais minutos no Galo em 2025
- Everson: 2.520 minutos
- Alonso: 2.276 minutos
- Scarpa: 2.081 minutos
- Rubens: 2.079 minutos
- Lyanco: 2.052 minutos
- Natanael: 2.013 minutos
- Cuello: 1.890 minutos
- Rony: 1.876 minutos
- Hulk: 1.784 minutos
- Alan Franco: 1.609 minutos
Cuca vai poupar?
Cuca ressaltou que deseja descansar alguns titulares, mas não o fará na quinta-feira (29/5), às 21h30, no duelo com o Cienciano-PER, na Arena MRV, devido à necessidade de classificação na Copa Sul-Americana.
“Você tem que rodar o time. A gente tem tentado rodar dentro do que podemos também, porque existe uma disparidade do titular com o reserva. Agora, lhe pergunto: ‘Vamos poupar quinta-feira?’ Tiramos os titulares e perdemos o primeiro lugar ou nem nos classificamos. Vale a pena?”, avaliou.
Depois da última rodada da fase de grupos do torneio continental, em que o Galo precisa vencer para ir às oitavas, a equipe viajará para Fortaleza. No domingo (1º/6), às 18h30, o Atlético enfrentará o Ceará, no Castelão, pela 11ª rodada do Brasileiro. Nesse jogo, Cuca pode poupar alguns titulares.
“Agora, no domingo é outro jogo. Lá no Ceará, de repente, a gente pode pensar nisso. Temos um elenco curto, por isso que não dá pra ir poupando muitos jogadores ao mesmo tempo toda vez […] Eu mesmo estou cansado. Mentalmente, você se cansa. São muitos jogadores machucados. A gente fica, até na hora do jogo, em contato com o departamento médico. Você não pode fazer as trocas que você quer. É difícil”
Após as partidas, o Atlético terá 11 dias de descanso pela data Fifa e só voltará a campo em 12 de junho, às 21h30, diante do Internacional, na Arena MRV. Depois desse duelo pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o clube terá um respiro por causa da pausa para o Mundial de Clubes e jogará novamente apenas em julho.