O técnico Cuca não escondeu a insatisfação com o momento atravessado pelo Atlético na temporada. Nessa quinta-feira (29/5), após empate com o Cienciano-PER (1 a 1) pela sexta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana, o treinador paranaense refletiu sobre o trabalho no Galo e revelou um incômodo que tem sentido nas últimas semanas.
Diante do Cienciano, o Atlético até fez primeiro tempo razoável, com boas dinâmicas na saída de bola e mais movimentação nos momentos ofensivos. Ainda assim, criou poucas ocasiões de gol e piorou significativamente na segunda etapa, abusando dos erros técnicos.
O empate com o Cienciano fez com que o Galo confirmasse a vice-liderança do Grupo H da Sul-Americana, garantindo vaga nos playoffs. O desempenho da equipe, de toda forma, esteve abaixo do esperado por torcida e imprensa durante toda a fase de grupos da competição continental.
“A responsabilidade sempre vai ser minha. Eu não posso vir aqui e pôr a responsabilidade no jogador, mas eles sabem que eles podem e devem melhorar. Eles sabem que lances fáceis que estão errando nos custam um gol ou tomar um gol, como a gente tem feito. A gente tem que cobrar mais eles, e isso eu vou fazer, e achar alternativas”, analisou Cuca em entrevista concedida na Arena MRV.
“A coisa boa de um treinador, ele desfruta quando ele encontra o time. Quando um treinador encontra o time, encontra o sistema, ele desfruta do trabalho. É gostoso. Aí você consegue pôr umas pitadinhas de tempero, que são as jogadas ensaiadas, as mudanças táticas que você promove”, refletiu.
“Eu estou sofrendo com isso”, revela Cuca
Em seguida, o comandante alvinegro disse sofrer com a dificuldade para encontrar um time titular no Atlético. Mesmo tendo utilizado a mesma base de equipe nas últimas partidas, o treinador disse acreditar que ainda não tem uma equipe ideal em mãos.
“Nós, no Campeonato Mineiro, encontramos um time. E ali ficamos com nove partidas ganhando seguidas. Hoje, o time desencontrou. Nós não temos mais o time titular na mão. ‘O time é esse’. Isso é a realidade. Então, eu estou sofrendo com isso, para achar o time ideal. Como é que você vai achar o time ideal? Vai ter que mexer! A hora que ele te der um resultado bom, você dá sequência para ele – independente de quem seja. E vai ser assim.”
Cuca, técnico do Atlético
Próximo jogo do Atlético
Sem tempo para lamentações, o Atlético voltará a campo no domingo (1°/6) – quando, a partir das 18h30, medirá forças com o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza. A partida será disputada pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.