
Revelado pelo Atlético, o meia Marquinhos foi eleito o melhor do Spartak Moscou, da Rússia, na temporada 2024/2025. Aos 25 anos, o atleta revelado pelo Galo recebeu a maioria dos votos dos torcedores em eleição promovida pelo próprio clube europeu.
“O brasileiro recebeu 39% dos seus votos! O segundo lugar foi ocupado por Esequiel Barco (27%), o terceiro foi Manfred Ugalde (13%). Parabéns, Marky!”, publicou o time russo.
Marquinhos contribuiu com dois gols e 10 assistências em 36 jogos pelo Spartak. Apesar do bom desempenho do brasileiro, a equipe ficou em quarto lugar no Campeonato Russo e caiu nas quartas de final da Taça Russa.
O meia tem contrato com o Spartak Moscou até 30 de junho de 2027. Ele foi comprado por cerca de 5 milhões de euros em agosto do ano passado junto ao Ferencváros, da Hungria.
Marquinhos no Atlético
Pelo Atlético, Marquinhos alternou bons e maus momentos entre 2019 e 2020 – ele jogou pela última vez com a camisa alvinegra em novembro de 2020, ainda sob comando de Jorge Sampaoli. Pelo Galo, ele fez dois gols e deu sete assistências em 42 jogos pelo Galo.
Em fevereiro de 2021, o meia foi emprestado ao Botev Plovdiv, da Bulgária, e se destacou. Em 18 jogos, o ponta-direita marcou seis gols e distribuiu quatro assistências.
Porém, mesmo com o bom desempenho, os búlgaros não exerceram a opção de compra de 3 milhões de euros fixados (R$ 17,7 milhões na cotação da época). Desta forma, o Atlético negociou o atleta nascido em 1999 com o Ferencváros.