
Aos 18 anos, o zagueiro Ivan Román atravessa momento curioso na carreira. Convocado pela primeira vez para a Seleção Chilena, o jovem defensor teve apenas três chances no Atlético em 2025.
Ivan Román não tem contado com o prestígio do técnico Cuca no Galo. Até mesmo quando optou por usar jogadores considerados reservas em ocasiões recentes, o treinador paranaense não deu oportunidades ao chileno.
Em compromissos nos quais não pôde contar com os titulares Lyanco ou Junior Alonso, Cuca preferiu acionar o experiente Vitor Hugo, de 34 anos – em outros casos, Igor Rabello recebeu chances. Em meio a este cenário, Román chegou a ficar de fora até mesmo das listas de relacionados para algumas partidas do Atlético na temporada.
Antes de estrear pelo time profissional do Galo, o chileno teve duas oportunidades junto ao time sub-20 alvinegro, pelo Campeonato Brasileiro da categoria. Em jogos disputados em Belo Horizonte, ele foi titular na vitória sobre o Bahia (3 a 1) e no empate com o Cruzeiro (1 a 1) – contribuindo, inclusive, com assistência após bela jogada individual no triunfo sobre o Tricolor de Aço.
As chances de Ivan Román no Atlético
A primeira oportunidade com Cuca veio em 13 de abril, quando o Atlético empatou com o Vitória (2 a 2) no Mineirão, em Belo Horizonte, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o resultado adverso, Román recebeu elogios de torcedores alvinegros nas redes sociais.
Depois, o jogador entrou nos segundos tempos dos empates com Caracas-VEN (1 a 1), pela Copa Sul-Americana, e Mirassol (2 a 2), pelo Campeonato Brasileiro – ambos os jogos fora de casa. Na igualdade com o Leão Caipira, minutos após sair do banco de reservas, o chileno foi driblado na origem do lance do gol que deu números finais à partida.
Naquela ocasião, Cuca fez crítica ao desempenho de Ivan Román no lance – ainda que não tenha mencionado o nome do atleta. Desde então, não voltou a acionar o jovem em jogos do time profissional.
“Toma uma bola infiltrada do meio-campo, direta. É uma bola teoricamente fácil de se cortar e que nós não nos posicionamos bem. Além disso, deixamos o atacante virar de frente e fomos envolvidos no drible. São erros que custam caro. Ainda assim, Everson defendeu. E o Reinaldo acabou fazendo no rebote, a gente quase conseguiu tirar.”
Cuca, técnico do Atlético, após empate com o Mirassol

Ivan Román convocado pela Seleção Chilena
Em meio ao cenário de poucas chances no Galo, Ivan Román foi, pela primeira vez na carreira, convocado para a equipe principal da Seleção Chilena. O chamado do técnico argentino se deu após corte do volante Charles Aránguiz, de 36 anos, por lesão.
Na última quinta-feira (5/6), o zagueiro integrou o banco de reservas do Chile em derrota para a Argentina (1 a 0), pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partida que teve gol de Julian Álvarez foi disputada no Estádio Nacional de Chile, em Santiago.