ATLÉTICO

Como foram as estreias da carreira de Dudu, reforço do Atlético?

Aos 33 anos, Dudu se prepara para a 10ª estreia como jogador de futebol; debute pelo Galo deve ser contra o Internacional

A espera do torcedor do Atlético está próxima do fim: ao que tudo indica, faltam dois dias para a estreia do atacante Dudu, mais recente reforço do clube mineiro, com a camisa preta e branca. Na antevéspera dos primeiros toques na bola do jogador na Arena MRV, em Belo Horizonte, o No Ataque relembra todas as primeiras partidas de Dudu pelos clubes que defendeu – e também as reestreias.

O atacante iniciou a trajetória como jogador profissional em junho de 2009, há quase 16 anos, no Cruzeiro. À época tido como uma das grandes promessas das categorias de base celeste, o atacante se lançou ao mundo da bola ainda aos 17 anos.

Os primeiros anos foram de altos e baixos até a afirmação no Palmeiras, em 2015. Dali em diante, o atacante foi reconhecido no cenário nacional como um velocista de boa capacidade de movimentação e refino técnico, com visão de jogo para assistências e finalizações precisas de média distância.

Agora no Atlético, o ex-Palmeiras busca recuperar o prestígio de outrora após saída polêmica do arquirrival Cruzeiro. Com a camisa 92 – número em referência à maior goleada do Galo sobre a Raposa na história do superclássico mineiro -, Dudu tenta trilhar novo caminho de brilho dentro das quatro linhas.

As estreias da carreira de Dudu

A seguir, o No Ataque relembra todas as estreias – e reestreias – da carreira de Dudu. Aos 33 anos, o jogador se prepara para mais um debute no futebol.

A primeira oportunidade com a camisa alvinegra deve ocorrer nesta quinta-feira (12/6), a partir das 21h30, na Arena MRV. Pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético medirá forças com o Internacional na capital mineira.

14/6/2009 – Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro

Foi no Estádio Parque Antarctica, em São Paulo, justamente contra o Palmeiras – clube onde se tornaria ídolo -, que Dudu deu os primeiros toques na bola como profissional de futebol. Apesar disso, pouco pôde fazer para evitar derrota do Cruzeiro naquela ocasião, ainda aos 17 anos.

8/5/2010 – Náutico 3 x 1 Coritiba – Série B do Campeonato Brasileiro

Na estreia oficial pelo Coritiba, Dudu pouco pôde contribuir na derrota do Coxa no Estádio dos Aflitos, no Recife. Ele foi acionado por Ney Franco já na reta final do duelo.

23/1/2011 – Uberlândia 0 x 3 Cruzeiro – amistoso

Na única estreia com gol na carreira, Dudu deu trabalho à defesa do Uberlândia no Parque do Sabiá, em amistoso. Comandado por Cuca, o atacante balançou as redes aos oito minutos da etapa complementar, após belo passe do ex-meia Roger.

“Ele vai ser mais atacante do que meia, pois joga bem pelos lados do campo e sabe infiltrar também. É um menino que tem habilidade e é sempre objetivo, vai em direção ao gol. Tem que trabalhar bem, ele tem 18 anos e, se Deus quiser, vai ser um bom jogador”

Cuca, hoje técnico do Atlético, sobre Dudu (em 2011)

Veja os melhores momentos no player abaixo:

11/9/2011 – Dínamo de Kiev 3 x 1 Mariupol – Campeonato Ucraniano

No Estádio Olímpico de Kiev, o principal da Ucrânia, Dudu deu início ao primeiro “voo internacional” da carreira, com o Dínamo de Kiev. Em partida que também teve o astro Andriy Shevchenko saindo do banco de reservas, o brasileiro teve pouco mais de 15 minutos para atuar e ajudar na vitória dos mandantes.

19/2/2014 – Caxias 2 x 3 Grêmio – Campeonato Gaúcho

Dudu entrou aos 22 minutos do segundo tempo na vitória do Grêmio sobre o Caxias no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, substituindo Ramiro. Logo nas duas primeiras ações com a camisa tricolor, chamou atenção de torcedores com movimentação e iniciativa.

A primeira teve cruzamento preciso para Barcos, em jogada que terminou com cabeceio no travessão. Depois, arriscou da entrada da área e quase marcou gol.

Assista aos melhores momentos no player abaixo:

25/1/2015 – Palmeiras 3 x 2 RB Brasil – amistoso

A estreia de Dudu no Palmeiras foi um verdadeiro “cartão de visitas” para o torcedor do clube paulista. O atacante entrou no segundo tempo do amistoso contra o RB Brasil e impressionou os palmeirenses nas arquibancadas do Allianz Parque, em São Paulo, com visão de jogo e bons passes.

Logo aos 8 minutos, Dudu deu bela enfiada de bola em profundidade para Cristaldo, pegando a defesa adversária correndo para trás. O ex-Palmeiras ampliou a contagem no placar com finalização na saída do goleiro. Depois, aos 29 minutos, deu início à jogada do terceiro gol, marcado por Alan Patrick.

Curiosamente, Gustavo Scarpa era o camisa 10 do RB Brasil. O meio-campista, hoje companheiro de Dudu no Atlético, ainda não havia despontado no cenário nacional.

Assista aos gols no player abaixo:

4/9/2020 – Al-Duhail 3 x 0 Umm-Salal – Campeonato Catari

A segunda experiência internacional da carreira de Dudu teve estreia positiva no Estádio Cidade da Educação, em Doha. Atuando aberto como ponta-esquerda, o jogador distribuiu bons passes e, quando apareceu por dentro, construiu o início do lance do segundo gol do time catari.

Na etapa complementar da partida, Dudu caiu mais pelo lado direito do campo e criou boas chances de gols para companheiros. Ele acabou substituído na reta final do confronto.

Assista aos lances no player a seguir:

10/7/2021 – Palmeiras 3 x 2 Santos – Campeonato Brasileiro

Usando a camisa 43 (4+3, em referência ao tradicional número 7), Dudu entrou aos 42 minutos do clássico contra o Santos no Allianz Parque, em reestreia pelo Palmeiras. O tempo em campo só foi suficiente para que o atacante visse Marinho, de pênalti, descontar o placar para o Peixe naquela oportunidade.

15/1/2025 – Cruzeiro 1 x 1 São Paulo – FC Series

Na reestreia mais recente da carreira, Dudu atuou nos primeiros 45 minutos do empate entre Cruzeiro e São Paulo (1 a 1) no Inter&CO Stadium, em Orlando. O atacante teve atuação discreta e pouco contribuiu para a produtividade ofensiva da Raposa, ainda que tenha se movimentado bastante pelo lado esquerdo no duelo amistoso.

Compartilhe