ATLÉTICO

Biometria facial na Arena MRV: torcedores do Atlético reclamam de filas, e clube se posiciona

Torcedores do Galo tiveram que enfrentar longas filas ao acessar os portões 11 e 15 no jogo contra o Internacional, nessa quinta-feira

O Atlético utilizou o sistema de biometria facial pela primeira vez para a própria torcida na Arena MRV nessa quinta-feira (12/6), no jogo contra o Internacional. Ainda em período de testes, o novo modelo de acesso ao estádio gerou longas filas que irritaram os torcedores. 

Todos os atleticanos que compraram ingressos precisaram fazer o cadastramento facial para entrar na esplanada. O registro também foi obrigatório nos portões 11 e 15 e 19 e 20 (os dois últimos destinados à visitantes). Os problemas ocorreram justamente nas entradas dos dois primeiros, que dão acesso ao setor Inter Sul. 

“Olha o que acontece. O jogo já começou. Eu tentei entrar, deu até BO, ‘ah, entra antes’. Eu já estava na fila há 30 minutos. Eu falei: ‘O que? Preciso ir ao banheiro’. Olha isso, o tempo que os caras estão aí”, relatou uma pessoa, em vídeo publicado no X (antigo Twitter).

“Foi a biometria facial, estava reconhecendo uma a cada cinco  pessoas sendo que já havíamos passado na esplanada”, criticou outro.

“O maior erro foi fazer o teste no setor mais cheio do estádio. Faltou efetivo pra ajudar solucionar os problemas. Mas toda mudança gera desconforto mesmo, as coisas vão acontecer. Temos que ter paciência”, apontou mais um.

Torcedores apontam erros dos dois lados

Apesar das reclamações, alguns atleticanos apontaram outros motivos para as longas filas. “Ontem tinha muita gente sem biometria facial e fazendo na hora. Aí agarra para entrar”, afirmou um torcedor. 

“Pô irmão, eu entrei 20h30 tranquilo, sem fila, comprei meu tropeiro, escolhi meu lugar e vi o aquecimento na paz. Não existe logística que faça 5 mil pessoas entrarem rápido por um porta de 8 metros. Chega cedo que dá bom”, publicou outro. 

O que deu errado?

Segundo o Atlético, não houve problemas com o sistema, mas o cadastro da face é algo que precisa de adaptações. O clube alega que não houve problemas na entrada da torcida do Internacional.

De forma oficial, o Galo apontou ainda o grande número de torcedores que acessaram o estádio faltando pouco tempo para o início da partida. A diretoria fará uma reunião na segunda-feira para ter mais detalhes e entender mais sobre a situação.

A nota do Atlético

“Como informado com antecedência, na partida dessa 5ª feira, entre Galo e Internacional, ocorreu um teste na Arena MRV no acesso de torcedores via biometria facial, realizado somente nos portões 11 e 15, destinados à torcida do Galo, e no acesso da torcida visitante.

Houve alguns problemas de cadastro da face e, além disso, o número de torcedores que tentou acessar os portões 11 e 15 faltando pouco tempo para o início da partida gerou filas pontuais.

Mesmo com esse contratempo, no total cerca de seis mil torcedores acessaram a Arena MRV por meio do reconhecimento facial. Nos portões destinados à torcida do Internacional não houve relatos de problemas no acesso.”

Por que biometria facial na Arena MRV?

O Atlético entende que o sistema “garante uma entrada mais rápida e segura, eliminando a necessidade de ingressos físicos ou digitais tradicionais. Isso também contribui para a redução de filas e melhora o fluxo de pessoas nas catracas.”

Ainda na visão do clube, o reconhecimento facial aumenta a segurança da Arena MRV ao facilitar o monitoramento das atividades em tempo real e a identificação de possíveis infratores, além de ajudar a coibir o cambismo. 

A biometria facial está prevista na Lei Geral do Esporte e atende à regulamentação do Ministério Público de Minas Gerais. O sistema é integrado aos órgãos de segurança de Minas Gerais e está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em breve, 100% do acesso ao estádio será realizado por meio deste sistema. 

Como fazer a biometria facial

A biometria facial integra o GaloID, a nova identidade digital do atleticano, que unifica todos os ecossistemas do clube em um único login. Ao acessar o site ingressos.galonaveia.com.br, o torcedor obrigatoriamente deverá fazer o cadastro de reconhecimento facial. 

Todas as pessoas, inclusive crianças de qualquer idade, precisarão realizar o cadastro. Esse procedimento é feito por uma única vez.

Atlético x Inter

Dentro de campo, o Atlético contou com gol contra do zagueiro Vitão e do atacante Júnior Santos para vencer o Internacional por 2 a 0. Com a vitória na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo fecha o primeiro semestre na sétima posição, com 20 pontos.

Compartilhe
Sair da versão mobile