
A última entrevista coletiva de Cuca antes das férias do Atlético foi marcada por respostas relevantes do treinador. Em uma das perguntas, o paranaense foi questionado sobre uma possível exposição excessiva do sistema defensivo. Ao tratar o tema, o comandante alvinegro opinou: “O futebol mudou muito”.
Neste primeiro semestre de 2025, o Atlético sofreu apenas 21 gols na somatória dos 31 jogos comandados por Cuca. Na maioria dos compromissos, o time alvinegro teve mais posse de bola e finalizações do que os adversários.
Ainda assim, na avaliação de alguns torcedores e também de parte da imprensa esportiva, a equipe pode ter melhor desempenho defensivo. Foi o que alegou o jornalista Max Lopes, que questionou Cuca sobre a possibilidade de usar o período de treinos pós-ferias no Galo para conferir maior equilíbrio ao time.
“Isso é uma avaliação sua. Eu concordo em partes com você, sabe? Em outras não, porque nós temos um sistema para atacar e outro para defender. E você está jogando com um adversário do seu porte. Então, eles vão ter as oportunidades também – a não ser que a gente jogue na defesa, por uma bola, que não é o nosso jogo”, iniciou Cuca em resposta.
“Então, da mesma forma que você está mostrando algumas deficiências nossas que o adversário explora, quantas exploradas que a gente dá no adversário também? Como hoje (contra o Internacional): quantas chances a gente teve? Também demos bola na trave, também perdemos gols, porque é jogo de trocação”, complementou.
Em seguida, o treinador paranaense explicou uma mudança tática importante no futebol nos últimos anos. Na resposta, Cuca deixou claro que não mudará o estilo de jogo do Atlético, ainda que possa promover correções e ajustes.
“Hoje, o futebol mudou muito. Antigamente, quando você ficava no mano a mano atrás, a gente falava: ‘Pô, eles jogaram no mano a mano!’ Hoje, praticamente todas as equipes que querem vencer jogam assim. Jogam expostas, jogam no mano. Para você ter mais chances de fazer gols, você corre mais riscos de tomar. Lógico que a gente vai trabalhar para melhorar, mas o futebol hoje é assim mesmo.”
Cuca, técnico do Atlético
Atlétivo vive momento de pausa
Jogadores e comissão técnica do Atlético aproveitam 14 dias de descanso durante a paralisação do futebol da elite nacional para a disputa do Super Mundial de Clubes, nos Estados Unidos – que envolve as participações de quatro times brasileiros. O Galo retomará treinos no CT em Vespasiano no dia 27 de junho (uma sexta-feira).
O próximo compromisso alvinegro, ainda sem data e horário definidos, será contra o Bahia, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Tricolor de Aço e Galo medirão forças na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador.