
Maior cidade do Noroeste Argentino, San Miguel de Tucumán é um município de mais de 800 mil habitantes, dominado por torcedores do modesto Atlético Tucumán. O clube foi responsável por revelar o atacante Tomás Cuello, que hoje se destaca com a camisa de outro Atlético. Em um passado recente, ao assinar com o Athletico-PR, o jogador fez importante doação ao “Decano”.
Cuello esteve emprestado pelo Atlético Tucumán ao RB Bragantino em 2020 e 2021. Em 2022, após longa “novela” no mercado da bola, o Athletico-PR topou pagar 2,5 milhões de dólares (R$ 12,8 milhões na cotação da época) aos argentinos para tirar o atacante do Massa Bruta.
Naquele momento, junto à família, Cuello tomou a decisão de fazer uma doação de grande porte ao Atlético Tucumán. O atleta e seus familiares montaram um alojamento para as categorias de base do clube.
“Quando eu fui embora, junto com meu pai – que é muito torcedor -, falamos que tínhamos que fazer alguma coisa depois que eu fui vendido. Por tudo o que a gente passou, e tudo mais. Daí, a gente doou. Doou muitas coisas para onde os meninos (de base) ficam. Montou-se o alojamento ali. Compramos ar condicionado, geladeira… Tudo o que os meninos precisavam para eles desempenharem o melhor futebol dentro do clube. Foi muito gratificante fazer uma coisa assim para os meninos.”
Cuello, atacante do Atlético
“Fiz minha estreia em 2017. Fiquei lá até 2020, que foi quando vim para o Brasil. Fiz minha carreira aqui no Brasil. Gosto muito do Brasil, a gente gosta demais – desde que chegou. Eu comecei lá (no Atlético Tucumán) com 17, queria muito jogar no profissional. Era meu sonho jogar no profissional, ainda mais no clube que eu torço. Minha família torce muito. Foi um sonho realizado para mim”, relembrou em entrevista à GaloTV.
Cuello no Atlético
Cuello foi contratado pelo Atlético junto ao Athletico-PR em janeiro, por meio de uma operação que girou entre 5 e 6 milhões de dólares. A negociação teve repercussões negativas extracampo para o Galo, que atrasou parcelas do pagamento para o Furacão.
Dentro das quatro linhas, no entanto, Cuello tem entregado o retorno técnico esperado. O argentino já soma quatro gols e cinco assistências em 25 partidas pelo Atlético. Neste momento, ele se recupera de lesão na coxa direita.