Depois de despontar para a elite do futebol nacional no início do ano, o atacante João Marcelo se distanciou dos holofotes no Atlético. Disputado pelo clube mineiro com o Corinthians no mercado da bola, o jogador teve menos de 90 minutos em campo nos primeiros meses sob o comando do técnico Cuca no Galo.
O Atlético anunciou a contratação de João Marcelo em 6 de março. O clube alvinegro topou desembolsar R$ 3 milhões para tirar o atacante do Guarani.
O Corinthians tentou “atravessar” a negociação, conforme apurou o No Ataque. O Timão chegou a oferecer o triplo do salário acordado entre o Galo e o staff do atleta, mas os agentes do jogador já haviam dado a palavra ao Atlético.
“No meio da negociação, surge um clube de camisa, rival nosso, e faz uma proposta indecorosa ao jogador, aos seus empresários, e tenta atravessar o negócio. Ja é a segunda vez que fazem isso. Não vou citar o nome do clube, mas o clube sabe o que fez”, chegou a declarar Paulo Bracks, CSO do Galo, naquela oportunidade.
João Marcelo teve ascensão meteórica no Guarani
O início de 2025 foi de brilho para João Marcelo. Foram cinco gols em cinco jogos pelo sub-20 do Guarani na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e outros quatro em 11 jogos com o time profissional pelo Campeonato Paulista – um deles contra o próprio Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo.
O assédio de grandes clubes do Brasil foi inevitável diante do bom desempenho. Mesmo marcando gols importantes para o Bugre, João Marcelo tinha salário de R$ 1,5 mil até o começo desta temporada.
A diretoria do Guarani até se esforçou para tentar renovar o contrato do atacante, mas não conseguiu segurá-lo. Como um dos primeiros interessados no mercado, o Atlético saiu na frente na briga.
- LEIA TAMBÉM: ‘Tensão’ em hotel, assédio de concorrentes e peso do projeto: bastidores de João Marcelo no Atlético
Realidade diferente no Atlético
Se o começo do ano foi de oportunidades e prestígio no Guarani, João Marcelo tem sido figura pouco lembrada no Atlético. O jovem de 20 anos foi relacionado para 20 compromissos do Galo desde a chegada, mas só jogou oito vezes – em todas, saindo do banco de reservas.
Chamam atenção os momentos em que o centroavante foi acionado por Cuca. O Atlético perdia em quatro dessas ocasiões, empatava em duas delas e vencia o adversário em somente duas.
Os placares dos jogos do Atlético nos momentos das entradas de João Marcelo
- 29/3/2025 – Grêmio 2 x 0 Atlético – Arena do Grêmio, em Porto Alegre – Campeonato Brasileiro
- 13/4/2025 – Atlético 1 x 2 Vitória – Mineirão, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro
- 16/4/2025 – Santos 2 x 0 Atlético – Vila Belmiro, em Santos – Campeonato Brasileiro
- 20/4/2025 – Atlético 1 x 0 Botafogo – Mineirão, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro
- 23/4/2025 – Caracas-VEN 1 x 1 Atlético – Olímpico UCV, em Caracas – Copa Sul-Americana
- 5/5/2025 – Juventude 0 x 1 Atlético – Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul – Campeonato Brasileiro
- 8/5/2025 – Deportes Iquique-CHI 3 x 2 Atlético – Tierra de Campeones, em Iquique – Copa Sul-Americana
- 24/5/2025 – Atlético 0 x 0 Corinthians – Arena MRV, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro
A minutagem no Atlético sempre esteve abaixo das expectativas do staff de João Marcelo. O duelo com maior tempo em campo foi o empate com o Caracas-VEN (1 a 1), pela Copa Sul-Americana, no qual o atacante saiu do banco aos 25 minutos do segundo tempo.
Em duas das oito oportunidades que teve, João Marcelo foi acionado já nos acréscimos finais das partidas. O tempo em campo com a camisa preta e branca não chega a 90 minutos.
Em quais momentos João Marcelo entrou em jogos do Atlético?
- Grêmio x Atlético: 28min do 2ªT
- Atlético x Vitória: 31min do 2ºT
- Santos x Atlético: 32min do 2ºT
- Atlético x Botafogo: 45min do 2ºT
- Caracas-VEN x Atlético: 25min do 2ºT
- Juventude x Atlético: 45min do 2ºT
- Deportes Iquique-CHI x Atlético: 40min do 2ºT
- Atlético x Corinthians: 38min do 2ºT
No segundo semestre, João Marcelo buscará mais oportunidades em meio ao elenco do Atlético. Neste momento, ele concorre com Hulk, Júnior Santos, Cuello, Rony e Dudu no ataque alvinegro.