ATLÉTICO

Jovem disputado com Corinthians teve menos de 90 minutos com Cuca no Atlético

Aos 20 anos, João Marcelo viveu sonho ao ser contratado pelo Atlético, mas teve poucas chances de demonstrar potencial em campo

Compartilhe
google-news-logo

Depois de despontar para a elite do futebol nacional no início do ano, o atacante João Marcelo se distanciou dos holofotes no Atlético. Disputado pelo clube mineiro com o Corinthians no mercado da bola, o jogador teve menos de 90 minutos em campo nos primeiros meses sob o comando do técnico Cuca no Galo.

O Atlético anunciou a contratação de João Marcelo em 6 de março. O clube alvinegro topou desembolsar R$ 3 milhões para tirar o atacante do Guarani.

O Corinthians tentou “atravessar” a negociação, conforme apurou o No Ataque. O Timão chegou a oferecer o triplo do salário acordado entre o Galo e o staff do atleta, mas os agentes do jogador já haviam dado a palavra ao Atlético.

“No meio da negociação, surge um clube de camisa, rival nosso, e faz uma proposta indecorosa ao jogador, aos seus empresários, e tenta atravessar o negócio. Ja é a segunda vez que fazem isso. Não vou citar o nome do clube, mas o clube sabe o que fez”, chegou a declarar Paulo Bracks, CSO do Galo, naquela oportunidade.

João Marcelo teve ascensão meteórica no Guarani

O início de 2025 foi de brilho para João Marcelo. Foram cinco gols em cinco jogos pelo sub-20 do Guarani na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e outros quatro em 11 jogos com o time profissional pelo Campeonato Paulista – um deles contra o próprio Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo.

O assédio de grandes clubes do Brasil foi inevitável diante do bom desempenho. Mesmo marcando gols importantes para o Bugre, João Marcelo tinha salário de R$ 1,5 mil até o começo desta temporada.

A diretoria do Guarani até se esforçou para tentar renovar o contrato do atacante, mas não conseguiu segurá-lo. Como um dos primeiros interessados no mercado, o Atlético saiu na frente na briga.

Victor Bagy (diretor de futebol) e João Marcelo (atacante), do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Victor Bagy (diretor de futebol) e João Marcelo (atacante), do Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Realidade diferente no Atlético

Se o começo do ano foi de oportunidades e prestígio no Guarani, João Marcelo tem sido figura pouco lembrada no Atlético. O jovem de 20 anos foi relacionado para 20 compromissos do Galo desde a chegada, mas só jogou oito vezes – em todas, saindo do banco de reservas.

Chamam atenção os momentos em que o centroavante foi acionado por Cuca. O Atlético perdia em quatro dessas ocasiões, empatava em duas delas e vencia o adversário em somente duas.

Os placares dos jogos do Atlético nos momentos das entradas de João Marcelo

  • 29/3/2025 – Grêmio 2 x 0 Atlético – Arena do Grêmio, em Porto Alegre – Campeonato Brasileiro
  • 13/4/2025 – Atlético 1 x 2 Vitória – Mineirão, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro
  • 16/4/2025 – Santos 2 x 0 Atlético – Vila Belmiro, em Santos – Campeonato Brasileiro
  • 20/4/2025 – Atlético 1 x 0 Botafogo – Mineirão, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro
  • 23/4/2025 – Caracas-VEN 1 x 1 Atlético – Olímpico UCV, em Caracas – Copa Sul-Americana
  • 5/5/2025 – Juventude 0 x 1 Atlético – Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul – Campeonato Brasileiro
  • 8/5/2025 – Deportes Iquique-CHI 3 x 2 Atlético – Tierra de Campeones, em Iquique – Copa Sul-Americana
  • 24/5/2025 – Atlético 0 x 0 Corinthians – Arena MRV, em Belo Horizonte – Campeonato Brasileiro

A minutagem no Atlético sempre esteve abaixo das expectativas do staff de João Marcelo. O duelo com maior tempo em campo foi o empate com o Caracas-VEN (1 a 1), pela Copa Sul-Americana, no qual o atacante saiu do banco aos 25 minutos do segundo tempo.

Em duas das oito oportunidades que teve, João Marcelo foi acionado já nos acréscimos finais das partidas. O tempo em campo com a camisa preta e branca não chega a 90 minutos.

Em quais momentos João Marcelo entrou em jogos do Atlético?

  • Grêmio x Atlético: 28min do 2ªT
  • Atlético x Vitória: 31min do 2ºT
  • Santos x Atlético: 32min do 2ºT
  • Atlético x Botafogo: 45min do 2ºT
  • Caracas-VEN x Atlético: 25min do 2ºT
  • Juventude x Atlético: 45min do 2ºT
  • Deportes Iquique-CHI x Atlético: 40min do 2ºT
  • Atlético x Corinthians: 38min do 2ºT

No segundo semestre, João Marcelo buscará mais oportunidades em meio ao elenco do Atlético. Neste momento, ele concorre com Hulk, Júnior Santos, Cuello, Rony e Dudu no ataque alvinegro.

Compartilhe
google-news-logo