ATLÉTICO

Atlético contrata profissional de time da Série A para o CIGA

Velho conhecido de Paulo Bracks, profissional incorpa departamento de análise do Galo, mas não assume função deixada por Weber

O Atlético anunciou, nesta quinta-feira (26/6), a contratação de Rafael Barros como novo coordenador de mercado do Centro de Informação do Galo (CIGA). O profissional era o chefe de scout no clube paulista e encerrou a passagem de pouco mais de um ano.

A função de coordenador geral do departamento segue com Paulo Bracks de forma provisória. O chefe de futebol do time mineiro assumiu a posição após a saída de Rodrigo Weber.

Rafael Barros também trabalhou como analista no Vasco, onde teve contato com Paulo Bracks, atual chefe do departamento de futebol do Atlético. Antes, passou por Coritiba e Athletico-PR na função, além de ter exercido o cargo de gerente de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF).

O novo comandante do CIGA tem diversos cursos voltados para análise no futebol. Os mais recentes deles são o Programa de Formação Executivos de Futebol da CBF, a Associação de Scouts Profissionais de Futebol (PFSA), Scout Internacional, pela The 360, e Análise de Desempenho, Identificação e Desenvolvimento do Talento nas Categorias de Base na CBF.

Mineiro de Belo Horizonte, Rafael é formado em direito pela PUC Minas.

O trabalho do CIGA

Além do chefe do departamento, o CIGA conta com outros 13 profissionais divididos entre análise de desempenho, mercado e analytics, e outros cinco observadores.

Como ferramentas de auxílio, o Atlético conta com 12 softwares pagos para ter acesso a dados de diferentes aspectos de jogadores e clubes – como físicos, tempos de contratos, consultoria tática individual, relacionamento de mercado, futebol de base, entre outros.

A missão do CIGA é atuar de forma interna e externa, abordando aspectos do mercado (compra e venda de atletas), análise de desempenho e banco de dados. Os processos são baseados em evidências. São quatro segmentos: análise de jogo, análise de equipe, identificação de reforços e análise de jogador.

Base do CIGA

  • Alicerce: modelo de jogo do Galo baseado em evidências
  • Desenvolvimento: potencializar ativos conforme o modelo de jogo
  • Elenco: escolha de um treinador que saiba jogar daquela maneira, potencializando atletas
  • Expectativa: mais vitórias nas quatro linhas
Compartilhe