
O Atlético fará movimentações na próxima janela de transferências, que vai de 10 de julho a 2 de setembro. O clube tem os objetivos traçados e sabe das lacunas a serem preenchidas no elenco.
A ideia é realizar pequenos ajustes, com poucas saídas e chegadas. A diretoria entende que o mais interessante seria contratar novos jogadores logo no começo do próximo mês, mas enxerga dificuldades e estará atenta no mercado até o fim do prazo.
Outro ponto importante sobre a janela: o Atlético não vê necessidade de “correção de rota” ou de uma reformulação. Por isso e pelos mais de R$ 100 milhões investidos no início do ano, é improvável que o clube de faça contratações que envolvam grandes cifras no mercado.
O Galo descarta diminuir o número de jogadores no grupo, que hoje conta 31 nomes. Por exemplo: se vender dois atletas, a tendência é que feche com outros dois.
Atlético terá que “driblar” finanças
Apesar de entender que há lacunas no elenco, o Atlético terá de se adequar ao orçamento e às finanças apertadas. O clube não tem caixa e descarta realizar contratações que exijam um gasto expressivo.
Internamente, a diretoria entende que precisa “arrumar a casa” antes de ir ao mercado. Com dívida de R$ 1,4 bilhão, o Galo deve alguns valores ao elenco e não tem conseguido arcar com compromissos em negociações com outros times.
Ainda assim, há confiança nos corredores da Cidade do Galo. A gestão acredita que o futuro é promissor, mas com “dois pés no chão”.

E os reforços?
A principal lacuna identificada pelo Atlético é a posição de primeiro volante. Com apenas Alan Franco e Fausto Vera como opções, o clube pretende se reforçar com um atleta que chegue para disputar posição de titular.
Há, ainda, a possibilidade que cheguem dois jogadores para a função. Isso porque, no entendimento do departamento de futebol, Vera não se encaixa no modelo de jogo de Cuca e pode deixar Belo Horizonte nas próximas semanas.
Além disso, há conversas com um jogador de outra posição. O nome é guardado em sigilo, mas a diretoria entende que pode ser um bom movimento por ser uma oportunidade de mercado.
O Atlético terá tempo para se reforçar antes de voltar a campo. O próximo compromisso da equipe está marcado para 12 de julho, sábado, às 21h, quando enfrentará o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.