Criado pelo Atlético em 2020, o projeto Manto da Massa se transformou em caso de sucesso no marketing esportivo. Nos últimos cinco anos, a iniciativa do clube deu oportunidade para que torcedores desenhassem modelos de camisas do Galo conforme temas pré-estabelecidos e alcançou números expressivos de vendas e, consequentemente, de faturamento. Diante do cenário, a diretoria alvinegra pretende realizar nova edição em 2025? A seguir, o No Ataque informa o que apurou sobre o tema.
Até então, o Atlético vendeu mais de 450 mil camisas por meio do projeto Manto da Massa. A média é superior a 90 mil unidades comercializadas por edição – ainda que os dois anos anteriores tenham ficado consideravelmente abaixo deste número.
Manto da Massa: número de camisas vendidas por ano
- 2020: 110 mil
- 2021: 120 mil
- 2022: 140 mil
- 2023: 40 mil (estimado)
- 2024: 57.925
Receitas do Atlético com o Manto da Massa
- 2020: R$ 19 milhões de faturamento e R$ 9 milhões de lucro
- 2021: R$ 24 milhões de faturamento e R$ 8 milhões de lucro
- 2022: R$ 24 milhões de faturamento e R$ 6 milhões de lucro*
- 2023: mais de R$ 10 milhões de faturamento**
- 2024: mais de R$ 11 milhões de faturamento
*As demonstrações financeiras do Atlético em 2022 não revelam o lucro com o projeto. Apesar disso, no balanço, o Galo detalhou que teve cerca de R$ 18 milhões em custos e despesas com a operação do Manto da Massa. Deduz-se, portanto, que a receita líquida tenha sido de aproximadamente R$ 6 milhões.
**Números aproximados.
Atlético planeja nova edição do Manto da Massa?
O No Ataque apurou, nesta sexta-feira (27/6), que as chances de o Atlético fazer um novo concurso do Manto da Massa em 2025 são “muito pequenas”. Tudo indica que este será o primeiro ano desde 2020 sem a realização do projeto por parte do Galo.
A reportagem soube que um dos fatores que justificam essa probabilidade está relacionado à questão logística. Por ter terminado as entregas das camisas da edição de 2024 somente em 2025, o clube entende que haveria um “acúmulo de demanda” neste sentido.
No ano que vem, o Atlético terá a Nike como nova fornecedora de material esportivo. A tendência de momento é que, em 2026, a diretoria do Galo abra conversas com a empresa estadunidense sobre o Manto da Massa, com a intenção de retomar o projeto – caso de fato não haja a realização em 2025.
O departamento de marketing do Atlético
Em novembro de 2023, o departamento de marketing do Atlético sofreu mudança. Leandro Figueiredo, que estava no clube desde julho de 2020, deixou de ser o diretor de negócios do Galo.
Em abril de 2024, o clube optou pela contratação de João Gomide para a vaga. Desde então, o executivo é quem toma conta da pasta que define as relações comerciais alvinegras com parceiros e pensa em estratégias para aumentar receitas nos negócios vinculados à marca do Atlético.