
Campeão da Copa do Brasil de 2014 com o Atlético, o volante Rafael Carioca afirmou que a final contra o Cruzeiro foi o jogo mais tranquilo para o Galo naquele ano. Em entrevista ao Charla Podcast, nesta sexta-feira (27/6), o jogador também disse que o time alvinegro “brincou em campo”.
O meio-campista de 36 anos atuou em apenas três partidas naquela competição, mas lembra bem da campanha do Atlético. A equipe perdeu por 2 a 0 nos jogos de ida contra Corinthians e Flamengo, mas conseguiu reverter. No entanto, os duelos diante do maior rival não exigiram uma nova virada.
“O jogo em que ficamos mais confortáveis foi contra o Cruzeiro, na final, em que ganhamos o primeiro jogo por 2 a 0 no Horto e aí levamos para o Mineirão e vencemos por 1 a 0. Foi o jogo mais tranquilo”, contou.

Primeira final nacional entre Atlético e Cruzeiro
Segundo Rafael Carioca, a empolgação na torcida do Atlético era tão grande que ele teve dificuldades até para sair de casa durante o período entre os dois jogos da final.
“Foi loucura porque foi a primeira final da história entre Atlético e Cruzeiro. A cidade parou, não dava nem para ir no mercado, parou a cidade. E o Cruzeiro bem demais, campeão brasileiro, e o Atlético voando, tinha sido campeão mineiro muito fácil”, relembrou.
O volante também elogiou o time do Cruzeiro daquela época, mas entende que o Atlético “brincou de jogar” nas finais.
“Os dois times estavam muito bem, e o Brasil só falava de Atlético e Cruzeiro. Vou te falar, brincamos de jogar. O time era muito bom. E o time do Cruzeiro era muito bom também, foi campeão brasileiro nesse ano”, completou.
Rafael Carioca no Atlético
Rafael Carioca defendeu o Atlético em 172 jogos entre 2014 e 2017. Além da Copa do Brasil, ajudou o time a conquistar as taças dos Campeonatos Mineiros de 2016 e 2017.
Agora, o meio-campista está livre no mercado. Ele encerrou a passagem pelo Tigre após oito anos, com 334 partidas e sete títulos: uma Liga do Campeões da Concacaf (2020), duas Campeones Cup da Concacaf (2018 e 2023), duas Liga Mexicana Clausura (2019 e 2023), uma Liga Mexicana Apertura (2017) e um Campeón de Campeones do México (2018).