
O volante Rafael Carioca teve um primeiro contato inusitado com o técnico Levir Culpi na Cidade do Galo. Ao ser contratado pelo Atlético em 2014, o meio-campista recebeu um “aviso” do novo comandante.
Em entrevista ao Charla Podcast, o jogador relembrou o caso. Segundo ele, o ex-treinador alvinegro o perguntou se era solteiro ou casado e fez um alerta sobre Belo Horizonte.
“Chego no Galo, nunca me esqueço, o Levir caminhando assim para conhecer, na esteira, e ele: ‘solteiro ou casado?’. Falei que era casado. Aí ele, ‘cuidado com essa cidade’ (risos). Eu disse que estava casado. Levir era muito resenha, soltão. Era por isso que a gente ganhava”, disse.
Elogios a Levir
A brincadeira já dava sinais da postura mais “leve” de Levir nos bastidores. Rafael Carioca, inclusive, o considera uma das melhores pessoas com quem trabalhou no futebol.
“Esse cara me ajudou muito no Galo, foi um dos caras mais sensacionais que conheci no futebol. Que cara do bem, muito gente boa. Ele chega no Galo e tira a concentração, ninguém fazia muito isso ainda, porque ele treinou muito tempo no Japão. Só que nosso time era só maluco. Nosso time era muito bom”, relembrou.
Levir Culpi é um dos grandes técnicos da história do Atlético. Ele estava na quarta passagem pelo clube neste período. Ao todo, foram 320 jogos no comando da equipe, com seis títulos conquistados: três Campeonatos Mineiros (1995, 2007 e 2015), uma Série B do Campeonato Brasileiro (2006), uma Recopa Sul-Americana (2014) e uma Copa do Brasil (2014).
Rafael Carioca no Atlético
Rafael Carioca, por sua vez, defendeu o Atlético em 172 jogos entre 2014 e 2017. Sob o comando de Levir, ele ajudou o time a conquistar a Copa do Brasil logo no primeiro ano pelo clube. Depois, ainda levantou as taças dos Campeonatos Mineiros de 2015 e 2017.
Agora, o meio-campista está livre no mercado. Ele encerrou a passagem pelo Tigre após oito anos, com 334 partidas e sete títulos: uma Liga do Campeões da Concacaf (2020), duas Campeones Cup da Concacaf (2018 e 2023), duas Liga Mexicana Clausura (2019 e 2023), uma Liga Mexicana Apertura (2017) e um Campeón de Campeones do México (2018).