O Atlético está cada vez mais próximo do retorno aos jogos. No sábado (12/7), a partir das 21h30, o Galo medirá forças com o Bahia na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No duelo, o técnico Cuca terá de superar baixas importantes: suspensos, dois titulares alvinegros ficarão de fora da partida.
No setor defensivo, Cuca não poderá contar com um dos pilares do time: o goleiro Everson. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo no Brasileirão nos minutos finais da vitória do Atlético sobre o Internacional (2 a 0), em 12 de junho, na Arena MRV, por atrasar o reinício de jogo na cobrança de um tiro de meta.
Abaixo das traves alvinegras, a situação já está definida. Everson será substituído por Gabriel Delfim, jogador formado pelas categorias de base do Galo, que já soma quatro aparições pelo time profissional.
“Vamos colocar o Delfim. Está bem também o Delfim. Nós temos o Robert, o Pedro Cobra… Nossa safra (de goleiros) está boa. O Everson é quem puxa a fila. É o cara em quem a gente tem uma confiança muito grande. Além de bom com a mão, é bom com os pés”, afirmou Cuca na última entrevista concedida antes das férias do meio do ano.
Outro suspenso no elenco do Atlético é o atacante Rony. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo por reclamação com a arbitragem no segundo tempo da vitória do Galo sobre o Colorado e também ficará de fora do jogo contra o Bahia.
Os possíveis substitutos de Rony no Atlético
A vaga de Rony está em aberto. No jogo-treino do último fim de semana, vencido pelo Atlético diante do Betim (3 a 0), Cuca testou formação distinta, com apenas dois atacantes de ofício.
Na atividade realizada na Cidade do Galo, em Vespasiano, o treinador paranaense optou pela entrada de Caio no time, na lateral esquerda, e deslocou Rubens para o meio-campo. Diante do cenário, o Galo tinha “somente” Dudu e Hulk no ataque.
A estratégia dependerá, naturalmente, da análise que a comissão técnica alvinegra fará a respeito das debilidades do Bahia e de como explorá-las. Se quiser mais força e velocidade no ataque, Cuca pode optar pela entrada de Júnior Santos na vaga de Rony.
Contratação mais cara da história do Atlético, o jogador ainda busca o melhor nível com a camisa preta e branca. Até então, o “Jacaré” soma dois gols e duas assistências em 16 partidas pelo Galo.
Há ainda a possibilidade do retorno do atacante Tomás Cuello, que se recupera de lesão na coxa direita desde antes das férias alvinegras. Titular absoluto no primeiro semestre, o argentino vive expectativa pelo retorno aos gramados, mas sua disponibilidade ainda é incerta.
Nomes de características e posições distintas, Bernard, Igor Gomes e João Marcelo são outros dos postulantes à vaga de Rony, mas correm por fora. A decisão de Cuca deve ocorrer nos próximos dias.
Bahia x Atlético pelo Brasileiro
O Bahia é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos. Já o Atlético ocupa a sétima posição, com 20.
Nesta quarta-feira (9/7), a partir das 21h30, antes de enfrentar o Galo, o Tricolor de Aço medirá forças com o Fortaleza. O duelo será válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste.