O zagueiro Junior Alonso fez história com Nathan Silva na primeira passagem pelo Atlético, mas também vem construindo uma trajetória importante ao lado de Lyanco. Em participação no GaloCast, nessa segunda-feira (7/7), o paraguaio citou a diferença entre os parceiros.
A dupla com Lyanco começou, de fato, nesta temporada. No ano passado, o brasileiro atuou majoritariamente como um lateral-direito mais defensivo, passando para o miolo de zaga apenas com a chegada do técnico Cuca.
“Nós estamos trabalhando bem. Ele no ano passado estava jogando mais de lateral, de terceiro zagueiro. Hoje estamos fazendo mais essa dupla de zaga. Ele é um jogador muito forte fisicamente, com o temperamento muito alto. Eu sou um pouco mais tranquilo, por isso nos complementamos tão bem”, avaliou Alonso.
Ao citar a diferença entre o atual e o ex-companheiro de zaga, o paraguaio falou sobre os aspectos físicos e técnicos de cada um.
“Fisicamente são muito parecidos, o Nathan também era muito forte, só que o Lyanco é um pouco mais técnico. E a personalidade é muito diferente. O Nathan era mais parecido comigo, mais tranquilo, e o Lyanco mais forte, o temperamento nos jogos. Nos treinos é tranquilo, mas nos jogos chega um momento… Nós conversamos muito, mas tem essa diferença entre eles”, opinou.
Entrosamento com Lyanco
Para Alonso, a dupla com Lyanco tem sido cada vez melhor. Ele acredita que o entrosamento aumento nos últimos jogos, o que levou o time a sofrer menos gols em 2025.
“O mais importante para conseguir isso (entrosamento) é jogando, porque aí você sabe em que momento o outro fica, quando ele sai o momento em que precisa fazer cobertura. E já estamos conseguindo isso. Nos últimos jogos estávamos melhor posicionados, sem dar espaço para os atacantes. Tivemos muitos jogos sem levar gols, e isso é um sinal que estamos nos entrosando”, avaliou.
Nathan, Alonso e Lyanco no Atlético
Nathan deixou o Atlético em junho de 2023, sendo vendido ao Pumas-MEX por 4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 20 milhões na cotação da época). Pelo Galo, disputou 97 jogos e ajudou o time a conquistar o Campeonato Mineiro de 2017, de 2022 e de 2023, além do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021 e a Supercopa do Brasil de 2022.
Já Alonso tem os mesmos títulos nacionais e também venceu o Estadual em 2020 e em 2025. O xerife soma 192 partidas com a camisa preta e branca.
Lyanco, por sua vez, ainda busca o primeiro título de expressão após ser vice da Copa do Brasil e da Copa Libertadores em 2021. O zagueiro disputou 51 jogos pelo Galo.
Números do Atlético com Alonso e Nathan juntos:
- 56 jogos
- 27 vitórias
- 20 empates
- 9 derrotas
- 60,1% de aproveitamento
Números do Atlético com Alonso e Lyanco juntos:
- 41 jogos
- 20 vitórias
- 11 empates
- 6 derrotas
- 57,7% de aproveitamento