ATLÉTICO

De saída? Rubens é utilizado em quatro funções e lidera estatísticas no Atlético

Polivalente jogador de 24 anos tem proposta do futebol russo e pode deixar o Galo em meio à melhor temporada da carreira

Compartilhe
google-news-logo

O Atlético tem uma decisão importante a tomar: aceitar ou não a proposta de um clube russo por Rubens. Se por um lado o financeiro pesa, por outro o alvinegro pode vender um dos principais jogadores do elenco em 2025.

Aos 24 anos, o atleta vive o melhor ano da carreira. Ele se tornou peça fundamental para o esquema tático de Cuca, que o utilizou nas 32 partidas oficiais em que comandou a equipe.

Com isso, Rubens é o jogador mais acionado pelo treinador na temporada. Algo que ajuda a explicar isso é a polivalência do camisa 44.

Se na base o jovem atuou como meia, o começo no profissional foi majoritariamente como lateral-esquerdo. Neste ano, no entanto, o atleta ampliou os horizontes.

Rubens foi acionado principalmente como volante por Cuca, mas também como meia pela esquerda em determinados momentos. No jogo passado, na derrota do Atlético por 2 a 1 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, ele chegou a ser utilizado na zaga – algo que já havia ocorrido em outras partidas.

Os números de Rubens

Além da versatilidade, Rubens tem entregado muita vitalidade, velocidade, força e combate no meio-campo. Ele é o líder em desarmes do Atlético no Brasileiro, com quase três por jogo.

Fica atrás apenas do zagueiro Lyanco em interceptações, com 2,3 por partida. A dupla, inclusive, lidera essa estatística entre todos os jogadores da Série A.

Mais um ponto em que Rubens se destaca é no número de cortes por jogo, com 2,7 – terceiro do Galo nesse quesito. Já no lado ofensivo, ele vive o melhor ano da carreira, com três assistências e três gols marcados.

 

Rubens comemora gol pelo Atlético contra o Fluminense - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)
Rubens comemora gol pelo Atlético contra o Fluminense(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)

A importância de Rubens para Cuca

Em 24 de maio, Cuca já destacava a importância de Rubens para o Atlético. Naquele dia, o treinador deixou claro que se preocupava com uma possível saída do jogador nesta janela de transferências. 

“Me preocupa muito [a possível saída de Rubens], me preocupa muito. Se a gente perder um jogador do nível do Rubens, não adianta, você não vai repor à altura”, disse.

“Rubens ainda tem muito a evoluir. Ele não está no ápice. Vai evoluir muito como volante, meia, lateral… É um jogador que, de repente, no final do ano, possa sair. Mas, até lá, não!”, completou.

E as finanças?

Apesar desse cenário, o Atlético pode aceitar a proposta por Rubens principalmente por viver momento financeiro delicado. O clube lida com altos juros devido à dívida de R$ 1,4 bilhão e tem atrasado o pagamento de salários ao elenco. 

Desta forma, uma venda neste momento poderia significar alívio no fluxo de caixa, além de contribuir no cenário macro para que o Galo cumpra o orçamento estipulado no início do ano.

Fato é que a janela de transferências do futebol russo já está aberta, e a primeira rodada do campeonato nacional terá início na sexta-feira (18/7). Com isso, é possível que a diretoria alvinegra tome uma decisão ainda nesta terça-feira (15/7).

Compartilhe
google-news-logo