ATLÉTICO

Lei do ex? Atlético tem ‘legião’ de jogadores com passagem no Palmeiras

Galo enfrenta a equipe paulista neste domingo (20/7), às 17h30, no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

Compartilhe
google-news-logo

O Atlético conta com velhos conhecidos do Palmeiras, próximo adversário no Campeonato Brasileiro. Ao todo, o clube tem sete jogadores com passagem pelo clube paulista, e alguns deles podem reencontrar o ex-time neste domingo (20/7), às 17h30, no Allianz Parque, pela 15ª rodada da competição.

O que tem mais tempo de casa no Galo é o meia Gustavo Scarpa. Ele defendeu o Porco entre 2018 e 2022, com 42 gols e 53 assistências em 231 jogos. 

Os demais foram contratados pelo Atlético nesta temporada. Outros que fizeram história no Palmeiras foram o volante Gabriel Menino e os atacantes Rony e Dudu.

Cria da ‘Academia’, Menino entrou em campo em 243 jogos pelo clube, marcou 18 vezes e contribuiu com 17 assistências. Já Rony balançou as redes 70 vezes e deu 32 assistências em 284 jogos. 

Por fim, Dudu é mais um que somou mais de 200 partidas pelo clube paulista. O atacante é o que mais defendeu o time nessa lista, com 452 partidas, 88 gols e 97 assistências.

Entre idas e vindas, o quarteto ajudou o Palmeiras a conquistar duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020) e três Campeonatos Brasileiros (2018, 2022 e 2023).

Trio com passagens mais curtas

Além deles, Patrick Silva é mais um com passagem pelo Palmeiras. O volante não chegou a estrear profissionalmente pelo Palmeiras, mas empilhou títulos pelas categorias de base do clube. Ele também participou de diversos treinos com a equipe principal, comandada pelo português Abel Ferreira, nos últimos anos.

Já o zagueiro Vitor Hugo teve uma trajetória expressiva no clube paulista. Ao todo, ele entrou em campo 158 jogos e marcou 13 gols, sendo titular na campanha do título brasileiro de 2016.

O lateral-esquerdo Caio Paulista fecha a lista. Ele ainda pertence ao Palmeiras e está emprestado ao Atlético. Contratado no ano passado, fez 41 jogos e deu três assistências com a camisa alviverde. 

Além dos jogadores, o técnico Cuca já treinou o Porco. O paranaense teve duas passagens pelo time e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2016.

Jogadores do Atlético que já defenderam o Palmeiras (base ou profissional)

  • Vitor Hugo (zagueiro): 2015 a 2017 e 2019 a 2020
  • Caio (lateral-esquerdo): 2024
  • Patrick Silva (volante): 2024
  • Gabriel Menino (meio-campista): 2020 a 2024
  • Gustavo Scarpa (meia-atacante): 2018 a 2022
  • Rony (atacante): 2020 a 2024
  • Dudu (atacante): 2015 a 2019 e 2021 a 2024

Quais deles devem jogar contra o Palmeiras?

Apesar de contar com vários ex-jogadores do Palmeiras no elenco, o Atlético deverá ter apenas três ou quatro deles em campo. Os titulares com Cuca são o volante Gabriel Menino, o meia Gustavo Scarpa e os atacantes Rony e Dudu.

O último deles, no entanto, tem presença incerta na partida. Dudu foi suspenso por seis jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido à ofensas contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras, nessa sexta-feira e pode ser ausência. O Galo entrou com efeito suspensivo, mas ainda não obteve resposta.

Dudu em ação pelo Atlético - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)
Dudu em ação pelo Atlético(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)

No banco de reservas estarão Vitor Hugo e Caio. Patrick se recupera de uma fratura por estresse na região lombar.

Atlético e Palmeiras fecharam negócios recentes

Na última janela de transferências, Atlético e Palmeiras protagonizaram transferências de impacto no mercado brasileiro. A maior delas foi a negociação que levou Paulinho ao clube paulista, por 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões), e os meio-campistas Patrick Silva e Gabriel Menino ao Galo.

Posteriormente, o Atlético anunciou a contratação do atacante Rony, também vindo do Palmeiras. A diretoria alvinegra topou desembolsar 6 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões) para contar com o atleta. 

Por fim, os clubes entraram em acordo por um “empréstimo de mão dupla”. O zagueiro Bruno Fuchs foi cedido ao Verdão nestas tratativas, enquanto o lateral-esquerdo Caio assinou com o Galo.

Compartilhe
google-news-logo