ATLÉTICO

Biel explica passagem frustrante pela Europa e projeta recomeço no Atlético

Atacante admite passagem apagada pelo Sporting-POR e fala em amadurecimento fora de campo: ‘Agora é dar minha vida pelo Galo’

Cria do Fluminense, o atacante Biel chega ao Atlético carregando a experiência de uma trajetória que, mesmo jovem, já reúne reviravoltas dentro e fora do país. Depois de se destacar no futebol brasileiro pelo Bahia, o jogador, de 24 anos, tentou abrir caminho na Europa, mas não conseguiu se firmar em sua primeira experiência no Velho Continente. Agora, desembarca em Belo Horizonte para um novo começo, vestindo a camisa alvinegra.

No Rio de Janeiro, Biel apareceu em 2021, quando fez 44 jogos pelo profissional do Fluminense, com cinco gols e uma assistência. Antes disso, rodou por empréstimo por STK Samorin, da Eslováquia; e Santo Ângelo, do Rio Grande do Sul. Em 2022, foi emprestado ao Grêmio e manteve boa média, com 33 partidas, cinco gols e seis assistências.

Foi no Bahia, porém, que o atacante viveu a melhor fase. Entre 2023 e o início de 2025, Biel disputou 98 partidas, balançou as redes 17 vezes e deu 18 passes para gol. O desempenho despertou interesse de fora: em fevereiro de 2025, o Sporting-POR pagou aproximadamente oito milhões de euros (R$ 48 milhões na cotação da época) para contratá-lo.

O plano de Biel era se consolidar no futebol europeu, mas o roteiro foi bem diferente.

Biel explica passagem frustrante pela Europa

Biel até foi relacionado para 20 partidas entre fevereiro e maio, mas só entrou em campo sete vezes e não participou de nenhum gol. Ao ser apresentado pelo Atlético nesta sexta-feira (25/7), na Arena MRV, o atacante admitiu que a experiência serviu como lição.

“Tive uma passagem fraca na Europa. Todo jogador quer ter uma carreira de sucesso na Europa, mas meu foco é o Galo, um clube muito grande no Brasil”, iniciou.

“Só posso contar com o agora. Vou dar o meu melhor, a minha vida. Agradeço a ligação do Victor [Bagy, diretor de futebol do Atlético]. Todo jogador pensa em voltar para a Europa e se consolidar. Na primeira, não consegui, mas tenho certeza que vou me consolidar aqui no Galo”, ressaltou.

Na coletiva, Biel contou que amadureceu fora de campo nesse período fora do país, mesmo com pouco tempo de jogo: “Minha ida para a Europa, na minha cabeça, fez mais efeito profissionalmente, mas no extracampo amadureci. Não tive tanta minutagem. Tive a consciência de que ter uma equipe por fora ajuda dentro de campo. Fiquei mais profissional, chego mais consciente do que tenho que fazer. Vou trabalhar firme e forte para sempre responder às expectativas”.

Condicionamento físico para a estreia

Já de olho na sequência da temporada, Biel promete foco total para reverter a experiência frustrante no Sporting-POR com boas atuações pelo Atlético.

Ele já está pronto, inclusive, para estrear contra o Flamengo neste domingo (27/7), às 20h30, no Maracanã, pela 17ª rodada da Série A, uma vez que o nome foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

“Para mim está bom o condicionamento físico. Tive um mês completo no Sporting, em pré-temporada. Foi muito intenso. Nada melhor que pegar o Flamengo na próxima rodada. Estou preparado para jogar”, avisou o atacante, que reforça a lista de opções ofensivas de Cuca.

Arena MRV

Biel também comentou sobre a Arena MRV. O atacante, que já atuou no estádio quando a grama ainda era natural, destacou o impacto positivo do novo gramado, sintético, para o estilo de jogo do time.

“Cheguei aqui no estádio perfeito. Dispensa comentários. Já joguei aqui antes com a grama natural. Com a sintética, o jogo fica mais rápido, importante para um time de qualidade como o nosso. Com a bola no pé, nem sempre estarei 100% com a parte técnica, mas vou dar, no mínimo, minha vida dentro de campo, como fiz em outros clubes”, disse Biel.

Compartilhe
Sair da versão mobile