Divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o áudio do VAR detalha como o árbitro Ramon Abatti Abel voltou atrás na decisão de marcar um pênalti contra o Atlético na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, nesse domingo (27/7), no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O árbitro marcou a infração do volante atleticano Fausto Vera no atacante rubro-negro Gonzalo Plata dentro da grande área. Abatti mostrou cartão amarelo ao argentino do Galo, mas cogitou o vermelho em conversa com o árbitro de vídeo, Márcio Henrique de Góis.
Na conversa entre Abatti e Gois, a expressão ‘dogso’ foi bastante utilizada. A sigla significa ‘denying an obvious goalscoring opportunity‘, ou negação de uma oportunidade clara de gol, em português
Após análise na cabine do VAR, Ramon Abatti Abel considerou que a falta em Plata foi fora da grande área, mas manteve Fausto Vera com o cartão amarelo.
Aconselhado pelo árbitro de vídeo, Abatti desconsiderou que a falta reapresentaria um ‘dogso’, o que acarretaria em cartão vermelho para o atleticano.
Os jogadores do Flamengo reclamaram bastante após a partida pela não expulsão de Fausto Vera.
“O árbitro chamou eu e Hulk e falou: ‘Se foi dentro da área, é pênalti e cartão amarelo; Se foi falta, é expulsão’. Ele olha o VAR e muda a decisão. É difícil ficar falando de arbitragem o tempo todo. As faltas que ele deu para o Atlético, ele não deu para nós”, declarou o atacante Bruno Henrique, capitão rubro-negro.
CBF divulgou o audio do VAR no lance do Fausto Vera com Plata, na qual arbitro voltou atras e deu falta fora da area, e cartão amarelo para Vera, muito reclamado pelos flamenguistas que pediam vermelho. pic.twitter.com/W09H9mXg5m
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) July 28, 2025
Descrição do áudio do VAR
- VAR: “Ramon, é o Gois falando. O lance foi fora da área, mas te recomendo revisão para não dogso, por que você disse que se for fora da área é vermelho (em conversa com os jogadores em campo)”.
- Árbitro: “Para ti não houve a infração?”
- VAR: “Houve a infração. Porém, não há possibilidade de dogso no entendimento da cabine. O domínio vem para trás e ele perde a verticalidade”.
- VAR: “Vou te mostrar a infração. A infração é aqui. Agora, vou te mostrar em velocidade lenta e depois na normal para você perceber que ele vem para trás”.
- Árbitro: “OK, tem um tranco embaixo. Porém, tem um defensor que tem possibilidade de dominar essa bola. A bola vai batendo e saindo da área, tem um defensor que pode chegar na bola”.
- Árbitro: “OK, vou voltar com tiro livre direto e cartão amarelo por que tem um defensor que tem possibilidade de dominar a bola”.
- Árbitro: “Falta e amarelo por que tem um defensor que pode pegar a bola”.
Atlético e Flamengo no Brasileirão
Com o resultado, o Flamengo assumiu a liderança do Brasileiro, com 36 pontos, dois a mais do que o vice-líder Cruzeiro.
Já o Atlético amargou a terceira derrota seguida na Série A. A equipe alvinegra está em 13º lugar, com 20 pontos – cinco a mais do que o Santos, primeiro time no Z4.
Os rivais voltam a se enfrentar na quinta-feira, às 21h30, novamente no Maracanã, mas pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ambos os times entram em campo pela 18ª rodada da Série A no próximo domingo (3/8), às 18h30. O Atlético receberá o Bragantino na Arena MRV, enquanto o Flamengo visitará o Ceará na Arena Castelão.