O ex-lateral-direito Nelinho sabia bem como bater faltas. Apesar de o futebol brasileiro não contar com tantos especialistas no quesito como antigamente, um jogador da atualidade desperta a atenção do ídolo do Atlético: o atacante Hulk.
Para Nelinho, o camisa 7 é o melhor cobrador de faltas no Brasil. O ‘super-herói’ alvinegro, inclusive, havia feito dois gols de bola parada pouco antes da entrevista exclusiva do ex-lateral ao No Ataque, na derrota do Galo por 3 a 2 para o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.
“Maravilhoso (os gols contra o Palmeiras). Está entre os melhores, com certeza. Estamos em uma fase em que temos poucos batedores de falta. Acho que ele é o melhor. As duas faltas dele são maravilhosas. A primeira ele bate de curva, passa no primeiro homem da barreira e vai na gaveta”, apontou Nelinho, que relembrou ter feito um gol parecido com o segundo de Hulk.
“Eu ia até buscar na internet um gol que eu fiz em Cruzeiro x Atlético, eu já jogava pelo Atlético. Uma falta na meia-lua, eu falei que ia dar no goleiro, e o goleiro nem levantou o braço. Foi o que o Hulk fez. Ele deu uma pancada, o goleiro nem mexeu. Perfeito, é pancada com direção. Ele bate bem na bola. Hoje, realmente, ele é o melhor batedor”.
Nelinho
Hulk chegou a 30 gols de falta na carreira, sendo 14 pelo Atlético. No geral, o atacante balançou as redes 129 vezes em 259 jogos com a camisa preta e branca.
Nelinho ou Hulk?
Na sequência, o No Ataque pediu a Nelinho para que se comparasse com Hulk no quesito cobranças de falta. O ex-atleta, no entanto, optou por não cravar quem é melhor e fez elogios ao atacante do Atlético.
“Eu não sei nem os nomes que você vai colocar, mas posso adiantar que a minha maneira de cobrar faltas, eu batia de tudo que era maneira. Batia com o lado interno, externo, de perto, de longe, então isso me fez ao longo da carreira ser diferenciado. Agora, quando a gente se limita a falar jogador por jogador…”, pontuou.
“O Hulk acabou de fazer dois golaços de falta, um de curva e um de falta. Não considero que seja melhor do que ninguém. Cada um tem uma maneira, um momento. Para mim, o Hulk é um grande batedor de faltas. Não me considero melhor”, disse.
Gols de falta e carreira de Nelinho
Com base no Almanaque do Cruzeiro, no site O Canto do Galo e em vídeos disponíveis no YouTube, o No Ataque catalogou 65 gols de falta de Nelinho (40 pelo Cruzeiro, 18 pelo Atlético, cinco pela Seleção Brasileira e dois pelo combinado Galo/Raposa).
Entretanto, o ex-jogador afirmou ter marcado em tiros livres por Bonsucesso, Anzoátegui e Seleção Mineira, o que leva esse número a ser maior. Nelinho também batia pênaltis e chutava de longe com a bola rolando.
Ao todo, o ex-lateral marcou cerca de 180 gols na carreira – a maioria de falta ou pênalti. Pelo Galo, foram 52 em 274 jogos. Com a camisa da Raposa, 105 em 411 partidas (alguns registros apontam 106 gols).
Ele ainda balançou a rede por Grêmio, Bonsucesso-RJ, Deportivo Anzoátegui (Venezuela), Seleção Mineira e Seleção Brasileira.