O meio-campista Rubens não é mais jogador do Atlético. Nesta quarta-feira (30/7), o clube mineiro concluiu a operação de transferência do atleta ao futebol russo e anunciou a movimentação nas redes sociais.
No anúncio, o Galo não divulgou o clube com o qual negociou Rubens – nem os valores envolvidos na operação. O jogador de 24 anos é o segundo “cria” das categorias de base alvinegras a deixar o Atlético nesta janela de transferências.
Nesta quarta-feira, o zagueiro Rômulo desembarcou em Lisboa para assinar com o Sporting B, de Portugal. O defensor será emprestado com opção de compra ao clube português, até junho de 2026.
Rubens já não vinha atuando pelo Atlético nas últimas semanas. O último jogo do atleta com a camisa preta e branca foi em 12 de julho, na derrota do Galo para o Bahia (2 a 1) na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, Rubens somou nove gols e nove assistências em 151 partidas pelo Atlético, integrando o elenco profissional alvinegro desde 2021. Representando o clube do coração, o versátil jogador foi acionado como lateral-esquerdo, volante, meio-campista e até ponta-esquerda.
Rubens se despede do Galo com as conquistas de cinco Campeonatos Mineiros (2021, 2022, 2023, 2024 e 2025) no currículo, além de ter participado do título do Campeonato Brasileiro de 2021.
A mensagem do Atlético na despedida de Rubens
Nas redes sociais, o Atlético se despediu de Rubens e mandou recado ao meio-campista. Veja a mensagem completa a seguir.
“Valeu, Cria!
O Atlético acertou a transferência do meia Rubens para o futebol russo.
Formado na base do Galo, o atleta disputou 152 jogos com a camisa alvinegra e marcou nove gols, tendo conquistado seis títulos: Campeonato Brasileiro (2021) e Campeonato Mineiro (2021, 22, 23, 24 e 25).
Rubens se notabilizou pela força, técnica e entrega total dentro de campo. Ele chegou ao Clube em 2016 para defender o time sub-15. Sua estreia no time profissional foi em 7 de março de 2021, na goleada por 4 a 0 sobre o Uberlândia, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro.
O Galo agradece ao atleta pelo respeito à camisa e deseja boa sorte no novo desafio. Pra cima, Rubinho!“
Valeu, Cria! 🐔🫶
— Atlético (@Atletico) July 30, 2025
O Atlético acertou a transferência do meia Rubens para o futebol russo.
Formado na base do Galo, o atleta disputou 152 jogos com a camisa alvinegra e marcou nove gols, tendo conquistado seis títulos: Campeonato Brasileiro (2021) e Campeonato Mineiro (2021, 22,… pic.twitter.com/S3OpN2FRmY
Rubens se despede do Atlético
Rubens também usou as redes sociais para se despedir do Atlético. O jogador deixou recado emotivo aos torcedores.
“Defender as cores do Galo por quase 10 anos foi a realização de um sonho. Aquele sonho que toda criança tem de representar o torcedor dentro de campo, ainda mais sendo o clube do meu coração.
Mas na vida temos momentos em que precisamos nos despedir. Mas tenho certeza que isso não é um adeus, mas apenas um até breve. Deixo o Atlético hoje sabendo que dei sempre o melhor de mim para retribuir todo o acolhimento e carinho que sempre recebi desde o meu primeiro dia no clube, lá em 2016.
Amadureci como atleta e como ser humano aqui dentro. Hoje saio muito mais preparado para um novo desafio que chega em minha carreira. Mas isso tudo, claro, só foi possível graças ao Clube Atlético Mineiro.
O Clube que estará para sempre em meu coração, mesmo agora mais distante. Seguirei sempre na torcida para que venham mais títulos e conquistas. Graças a Deus consegui viver isso e sei o quanto é prazeroso erguer uma taça por essa instituição.
Uma sensação única e difícil de explicar. Muito obrigado a todos envolvidos neste processo, desde os funcionários, comissão técnica, companheiros, ex-companheiros, staff e diretoria.
Obrigado, Galo!“