ATLÉTICO

Cuca exalta vitória do Atlético e explica ‘sofrimento’ no fim: ‘Culpa minha’

Galo venceu Flamengo no Maracanã e abriu vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil; técnico analisou confronto

O Atlético deu importante passo rumo às quartas de final da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (31/7), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com vitória sobre o Flamengo, por 1 a 0, o Galo se colocou em condição favorável para eliminar o rival carioca no torneio mata-mata. Após a partida, o técnico Cuca exaltou o resultado e explicou o “sofrimento” experimentado pela equipe nos minutos finais do confronto.

O Galo contou com erro de Léo Pereira na saída de bola do Flamengo, aos 20 minutos do segundo tempo, para vencer o duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com oportunismo, o atacante argentino Tomás Cuello se aproveitou da falha do zagueiro adversário e balançou as redes.

Em entrevista, Cuca destacou as mudanças táticas que promoveu junto à comissão técnica do Atlético para o segundo duelo seguido contra o Flamengo. Na sequência, o treinador paranaense assumiu responsabilidade pela pressão do Rubro-Negro Carioca na reta final da partida.

“Quando você joga duas, três vezes, como a gente vai jogar com o Flamengo, em 10 dias, existem estudos. Eles têm uma comissão técnica boa, assim como a minha também é. Os meninos estudam onde eu posso tirar vantagem, o que eu não devo fazer. Eles analisam do mesmo jeito que a gente analisa. Se você vier fazer a mesma coisa, você vai ser uma presa previsível. A gente mudou, lógico. Mudamos algumas peças, o sistema também, e fizemos um jogo bastante consistente – assim como foi no domingo também. Hoje, fomos mais felizes. Fizemos um gol”, iniciou Cuca.

“Sofremos no final. Foi mais um sofrimento por culpa minha. Porque quando eu perdi o Saravia, eu pensei em pôr um zagueiro e abrir o Lyanco para a lateral, para melhorar a bola aérea defensiva, que vai ocorrer. Os zagueiros (adversários) vêm pra área, e eu precisava melhorar essa bola aérea na minha cabeça. Eles tinham o lado esquerdo inteiro novo, com 15 minutos de jogo, e pegaram meu time cansado naquele setor. Tive que balançar o time todo para cá e, por ali, a gente sofreu uma pressão nos últimos 10 minutos. Fora isso, acho que a gente fez uma partida muito boa e mereceu vencer”, prosseguiu.

Cuca projeta dias melhores para o Atlético

Em outra resposta, Cuca mencionou as semanas anteriores do Atlético, marcadas por problemas nos bastidores nas mais diversas esferas. Na concepção do comandante alvinegro, o desempenho mesmo diante da derrota sofrida contra o Flamengo (1 a 0) no último domingo (27/7), pela Série A do Campeonato Brasileiro, foi importante para o resgate da confiança do grupo do Galo.

“No primeiro jogo, domingo passado, a gente não jogava pelo resultado. Jogava pelo resgate de muita coisa: da autoestima, da dignidade – que, em certos momentos, se cobra -, dos problemas financeiros que a gente teve mas foram postos em dia… Você está exposto, e tudo isso aí a gente colocou em xeque no domingo. Eu falei para eles: o resultado é importante, mas não era o mais importante daquela partida, porque o importante era a gente fazer jogo igual, dentro da nossa grandeza, e ganhar ou perder fazia parte do que podia acontecer. E fizemos um jogo igual”, relembrou.

“Hoje também fizemos um jogo igual até os 35 minutos do segundo tempo e conseguimos vencer. Não tenha dúvida que isso motiva o torcedor, motiva a imprensa e principalmente os jogadores. As dificuldades vão existir, mas agora acho que pode vir um vento a favor”, concluiu o paranaense.

Cuello comemora gol pelo Atlético contra o Flamengo(foto: Pedro Souza/Atlético)

Com o resultado no Maracanã, o Atlético jogará por um empate no segundo duelo para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo só levará a decisão para os pênaltis se triunfar por um gol de vantagem.

O jogo decisivo entre os rivais será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte. A bola rolará para o confronto eliminatório às 19h da próxima quarta-feira (6/8).

“É o primeiro jogo, mas é uma vitória importante e muito difícil. Poucos times vêm e vencem o Flamengo aqui com 65 mil pessoas empurrando do jeito que empurraram.”

Cuca, técnico do Atlético
Compartilhe
Sair da versão mobile