ATLÉTICO

Atlético: Reinier já foi comparado a Kaká, tomou bronca pública e jogou com estrelas

Depois de Alexsander e Biel, Reinier deve ser o terceiro reforço do Atlético nesta janela de transferências; veja curiosidades sobre o jogador

Perto de ser anunciado como reforço do Atlético, Reinier ainda pode ser considerado como um jovem jogador de futebol, mas acumula experiências importantes na trajetória no esporte. Ao longo da jornada que teve início com ascensão meteórica no Flamengo, o meia-atacante já foi comparado a Kaká, tomou bronca pública de Jorge Jesus e jogou com estrelas dentro das quatro linhas na Europa.

Depois de passar pelas categorias de base dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro, Reinier subiu com holofotes ao time profissional do Flamengo, em 2019. No segundo semestre daquela temporada, ainda aos 17 anos, marcou seis gols e contribuiu com duas assistências na somatória de 15 partidas com a camisa rubro-negra – oito delas como titular.

Bronca de Jorge Jesus

Episódio curioso ocorreu em 6 de outubro daquele ano, após vitória do Flamengo sobre a Chapecoense, por 1 a 0, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Ao fim do duelo na Arena Condá, em Chapecó, ainda dentro do gramado, Reinier foi alvo de bronca acintosa do técnico português Jorge Jesus – com quem viria a ser campeão nacional e da Copa Libertadores ao fim da temporada.

“O Reinier estava bem, mas tem 17 anos, tem que aprender muita coisa. Eu o tirei do jogo não por estar mal. Fez algumas coisas que eu pedi para não fazer. Ele gosta de dar uma nota artística quando o jogo não pede nota artística. O tirei para ele perceber que tem que jogar tecnicamente como sabe, mas quem manda sou eu.”

Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo, em 2019

Reinier lembra do episódio com espontaneidade. O meia-atacante, que está próximo de ser reforço do Atlético, carrega relação pessoal com Jorge Jesus até os dias atuais.

“Eu saí cara a cara com o goleiro e dei de calcanhar. Eu não estava escutando nada. Estádio estava cheio. Mas, no intervalo, o Mister falou: ‘Miúdo, a próxima vez que você der de calcanhar você não joga mais comigo’. Eu falei: ‘Está bom’. Mas dei de calcanhar e saí do jogo (risos). Todo mundo sabe e lembra. No vestiário teve essa. Na hora eu fiquei com medo, mas sei que ele queria o meu bem, e o bem do time”, declarou o jogador em entrevista ao ge em meados de 2024.

Comparações com Kaká

Desde as categorias de base, Reinier foi alvo de comparações com um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro: o ex-meia-atacante Kaká, que conquistou a Bola de Ouro em 2007. O próprio Jorge Jesus foi um dos que reforçaram o rótulo, em entrevista em 2019.

“Terá um futuro brilhante. Tem coisas parecidas com um jogador brasileiro que foi muito cedo para o exterior. Tem estilo e o perfil físico de Kaká.”

Jorge Jesus sobre Reinier

Kaká brilhou pelo Milan-ITA e pelo Real Madrid-ESP, clube que viria a tirar Reinier do Flamengo em operação de 30 milhões de euros em janeiro de 2020. O ex-meia chegou a conversar com o jovem meia-atacante e a aconselhá-lo no momento da transferência ao time espanhol.

De toda forma, Reinier sempre procurou evitar as comparações ao “Príncipe de Milão”. Em entrevista de apresentação ao Borussia Dortmund-ALE, em agosto de 2020, o jogador foi enfático sobre o tema.

“Não quero ser um Kaká, quero ser o Reinier. É bom ser comparado com um jogador assim, mas quero demonstrar o que sou”, disse.

Estrelas como companhia

Foram cinco anos de contrato com o Real Madrid sem um único jogo com a camisa merengue. Emprestado pelo gigante espanhol a quatro clubes nas últimas cinco temporadas, Reinier esteve distante das expectativas dos fãs no Velho Continente.

Ainda assim, especialmente nas duas primeiras temporadas na Europa, representando o Borussia Dortmund-ALE, o meia-atacante dividiu vestiário com grandes estrelas. Os ingleses Jude Bellingham e Jadon Sancho, além do noruguês Erling Haaland e do alemão Marco Reus, estão entre elas.

Pelo clube de Dortmund, Reinier conquistou o único título da trajetória fora do Brasil: a Copa da Alemanha de 2020/2021. Depois, seguiu para novos empréstimos a Girona-ESP, Frosinone-ITA e Granada-ESP, instituições de menor expressão internacional.

Reinier no Atlético

Reinier está próximo de ser confirmado como novo reforço do Atlético nesta janela de transferências. O meia-atacante desembarcará no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 22h45 desta terça-feira (5/8).

Caso aprovado nos exames médicos, o jogador deve assinar contrato definitivo e de longa duração com o Galo. A tendência é de que o Real Madrid conserve parte considerável dos direitos econômicos do atleta na operação.

Compartilhe
Sair da versão mobile