O Fortaleza anunciou nessa quarta-feira (6/8) a contratação do goleiro Helton Leite, de 34 anos. O vínculo entre as partes se encerrará em 31 de dezembro de 2026.
O Leão do Pici pagou 300 mil euros (R$ 1,9 milhão) ao Deportivo La Coruña, da Espanha, clube pelo qual Helton disputou 37 partidas pela segunda divisão na temporada 2024/25.
Antes disso, Leite defendeu o Antalyaspor, da Turquia, onde fez 52 jogos, e passou por Benfica e Boavista durante quatro temporadas em Portugal.
Em entrevista ao site oficial do Fortaleza, o CEO da SAF do Laion, Marcelo Paz, justificou a aquisição de Helton Leite às lesões de dois goleiros do elenco, Brenno e João Ricardo.
“É um goleiro experiente e de boa passagem internacional. O técnico Renato Paiva já o conhecia quando esteve no Bahia e teve a intenção de levá-lo, mas não foi possível naquele momento. Agora com as nossas necessidades, em função das lesões do Brenno e do João Ricardo, acertou com o Fortaleza”.
“Com a chegada da comissão técnica, indicaram esse nome e de imediato o clube foi atrás. Um jogador que tem qualidade, porte, experiência e que aceitou o desafio de imediato. O Fortaleza pagou a multa junto ao Deportivo e agora chega para ficar à disposição dos jogos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro para nos ajudar nessa caminhada. Chamou a atenção o interesse dele, pois estava em um clube tradicional, que queria a renovação dele, mas ele optou por vir para o Fortaleza e estamos felizes com isso”.
Marcelo Paz
Filho de ídolo do Atlético
Helton Leite é filho de João Leite, deputado estadual em Minas Gerais pelo PSDB e um dos maiores ídolos do Atlético. O ex-goleiro disputou 684 partidas pelo Galo de 1976 a 1988 e entre 1991 e 1992.
Embora não tenha seguido os passos do pai no profissional do Atlético, Helton foi atleta da base do clube de 2002 a 2004. Posteriormente, jogou em América, Goiás e Grêmio.
Helton Leite teve seu momento de maior visibilidade no futebol brasileiro ao representar o Botafogo de 2014 a 2017. Também atuou por Ipatinga, Criciúma e São Caetano.
Momento do Fortaleza
O Fortaleza ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, em 18º lugar, com 15 pontos em 17 rodadas (três vitórias, seis empates e oito derrotas).
O próximo compromisso é contra o Botafogo, às 20h30 deste sábado, 9 de agosto, na Arena Castelão.
Na semana seguinte, em 12/8 (terça-feira), às 19h, o clube cearense encara o Vélez Sarsfield, da Argentina, no duelo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.