Atleta que mais rendeu dinheiro aos cofres do América – 7 milhões de euros (cerca de R$ 38 milhões na cotação da época) -, o lateral-direito Arthur se mudou para Alemanha para defender o Bayer Leverkusen, em 2023. O sonho de atuar no futebol europeu escondia outro desafio: adaptar-se a uma cultura completamente diferente da brasileira. Para auxiliar nesse processo de adaptação, o staff do jovem de 22 anos contratou uma advogada atleticana simpática pelo Coelho que virou o “anjo da guarda” do jogador de Belo Horizonte em solo europeu.
Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mariana Borlido de Lima Ueckert, de 48 anos, reside em Neuss, próximo a Colônia, na Alemanha, desde 2017, quando foi morar com o marido, o advogado alemão André Ueckert. Ela sempre trabalhou na área de direito empresarial, mas mudou de ramo poucos anos antes da missão de ajudar a família de Arthur.
“Trabalhar com advocacia em outro país é diferente, o direito é muito territorial. Eu queria seguir outro caminho, então com o trabalho de uma coach especializada em transição e descoberta de novos interesses e paixões eu me redescobri”, disse a advogada, em entrevista ao No Ataque / Estado de Minas.
“Fiz coach de transição de carreira, e o esporte surgiu como paixão. Trabalhei em agência de player service que dá suporte a jogadores internacionais que precisavam de ajuda em burocracia para focar no desempenho esportivo. Encontrei uma vaga em uma agência porque falava alemão e inglês, e eles precisavam de alguém que entendesse português e espanhol para se comunicar com atletas sul-americanos. Parece que foi uma vaga feita para mim”, brincou.
Mariana Ueckert iniciou a jornada no meio esportivo em 2021. O convite para trabalhar com Arthur surgiu no ano em que a cria do América foi vendida para o Leverkusen, em 2023. “O advogado Leonardo Máximo, que me conhecia de Belo Horizonte, entrou em contato comigo e falou que estava transferindo o Arthur para a Alemanha. Ele sabia que eu estava trabalhando com futebol aqui e me convidou para trabalhar com o Arthur”, afirmou a advogada, que trabalha com outros jogadores em solo europeu.
A saga de Arthur e da sua família em solo alemão
Natural de Belo Horizonte, Arthur é filho de Anderson Caramba, de 56 anos, empresário no ramo de compra e venda de carros usados, e Diva Matos, de 60, aposentada. Ambos acompanharam o filho no novo desafio em solo alemão.
Além deles, a irmã do jogador, a enfermeira Ana, e o marido dela, o jornalista Caio Moraes – filho do repórter Artur Moraes, ex-setorista do Cruzeiro nas rádios Itatiaia e Super e dono do canal ‘A Voz Celeste’ nas redes sociais – também se mudaram para a Alemanha.
Em comum, todos eles não falavam alemão. “O Arthur veio junto com a família: pai, mãe, irmã, cunhado, cachorro. O que eu faço é cuidar da vida deles, encontrar imóvel e negociar contrato de locação, auxiliar a comprar carro, acesso a bons prestadores de serviço – conexão com contador, advogado, médicos -, tem um networking que acabo oferecendo ao jogador”, destacou Mariana.
Depois de dois anos, Arthur e a família estão adaptados à Alemanha. “Ele já está começando a dar entrevista em alemão, está falando bem, é muito inteligente, aprende rápido. Além disso, a Ana encontrou emprego na área de enfermagem aqui. A Alemanha precisa de mais profissionais nessa área, a demanda é grande. Ela já está bem integrada, assim como a família”, disse Mariana, que auxilia a família em quase todo tipo de serviço.
“Tenho um prazer danado de saber que dou suporte a essas pessoas, sou aquela pessoa que vai livrar o jogador de outras tantas preocupações. É uma satisfação enorme perceber que está tudo bem, e o jogador fica livre pra jogar”, destacou
Além de prestar serviços para a Roc Nation Sports Brazil, empresa que cuida da carreira de Arthur, a advogada virou uma amiga da família. Ela esteve ao lado deles no momento mais marcante da conquista da Bundesliga na temporada 2023/24.
Mariana e o marido André, torcedor fiel do Borussia Mönchengladbach, viveram os bastidores do título do Leverkusen, no dia 14 de abril de 2024, quando a equipe então treinada por Xabi Alonso goleou o Werder Bremen por 5 a 0, na BayArena. Ele participaram da festa do título ao lado dos campeões, que encerraram hegemonia de 11 conquistas consecutivas do Bayern de Munique.
Na temporada do título, Arthur participou de apenas cinco jogos, porque sofreu duas lesões na coxa esquerda que o tiraram dos campos por sete meses. “O Arthur teve esse azar da lesão, mas ele é o tempo todo elogiado aqui porque, além de bom de bola, é extremamente adorável, com capacidade de adaptação muito grande”.
Momento de Arthur no Leverkusen
Superadas as lesões, Arthur ganhou espaço na temporada passada e disputou 28 jogos, colaborando com uma assistência. Ele foi reserva do holandês Jeremie Frimpong, mas, aos poucos, foi ganhando minutos com o técnico espanhol Xabi Alonso.
Para a temporada 2025/26, o Leverkusen sofreu mudanças importantes: Xabi Alonso deixou o clube alemão e acertou com o Real Madrid. O substituto é o holandês Erik Ten Hag, ex-Manchester United. Já Frimpong, concorrente direto do brasileiro, foi vendido ao Liverpool por 35 milhões de euros (R$ 225 milhões).
Nos três amistosos de pré-temporada, Arthur foi titular da lateral direita. Ele esteve presente na goleada sofrida para o Sub-20 do Flamengo, por 5 a 1, e nas vitórias sobre o Bochum, por 2 a 0, e o Pisa, por 3 a 0.
Nos testes, Erik Ten Hag aparentemente gostou de ver o time no 3-4-2-1, com Arthur desempenhando o papel de ala pela direita.
Ex-jogador do Atlético na família
‘Anjo da guarda’ da família de Arthur, Mariana Ueckert é sobrinha de Mário de Lima Pereira, centroavante do Atlético de 1959 a 1963. Ele participou de 62 jogos com a camisa alvinegra (30 vitórias, 14 empates e 18 derrotas). Ao todo, marcou 19 gols. Foi campeão mineiro de 1962.