O Atlético tem um novo reforço para a sequência da temporada: o meia-atacante Reinier, de 23 anos. Após passagem frustrada pelo gigante Real Madrid, da Espanha, o jovem tenta recuperar o bom futebol que o levou à Europa ainda aos 17 anos. A seguir, o No Ataque apresenta os números da carreira da mais recente contratação do Galo.
Depois de se destacar nas categorias de base do Flamengo, Reinier subiu aos profissionais “com holofotes” no histórico time comandado pelo português Jorge Jesus, em meados de 2019. Com o Rubro-Negro Carioca, o meia-atacante conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores daquele ano e rapidamente chamou atenção do mercado internacional.
O Real Madrid foi quem venceu a corrida pela contratação da promessa flamenguista. Em janeiro de 2020, os merengues toparam desembolsar 30 milhões de euros para fechar com o jogador.
Reinier, no entanto, nunca chegou a estrear pelo time principal do Real Madrid. Frequentemente fora dos planos do clube espanhol, o meia-atacante esteve emprestado a Borussia Dortmund (Alemanha), Girona (Espanha), Frosinone (Itália) e Granada (Espanha) nos últimos anos.
O jovem jamais se firmou como titular em qualquer destes times no Velho Continente. Apesar disso, teve em 2024/2025 a temporada com maior minutagem (1.414) na carreira, tendo iniciado 15 das 25 partidas que disputou pelo Granada – a maioria delas pela Segunda Divisão do Campeonato Espanhol.
Os números da carreira de Reinier, reforço do Atlético*
- Flamengo (2019): seis gols e duas assistências em 15 jogos
- Borussia Dortmund-ALE (2020 a 2022): um gol e uma assistência em 39 jogos
- Girona-ESP (2022 a 2023): dois gols e uma assistência em 18 jogos
- Frosinone-ITA (2023 a 2024): três gols e duas assistências em 23 jogos
- Granada-ESP (2024 a 2025): um gol e quatro assistências em 25 jogos
*Números do oGol.
Dados de jogo da carreira de Reinier*
- 120 jogos (45 como titular)
- 73 finalizações (30 em direção ao gol)
- 67 passes para finalizações de companheiros
- 11 grandes chances de gol criadas
- 49 dribles bem sucedidos
- 81,4% de acerto nos passes
- 110 desarmes
*Números do SofaScore.
Apesar do baixo número de gols e assistências na Europa, chamam atenção as capacidades de Reinier no um contra um e na ajuda ao sistema defensivo. O jogador se notabiliza como um meia-atacante de criatividade, com boa chegada à área e finalização.
Reinier no Atlético
Nessa sexta-feira (8/8), Reinier teve a contratação anunciada pelo Atlético e a situação regularizada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sendo assim, o meia-atacante deve estar à disposição do técnico Cuca no duelo contra o Vasco, a ser disputado pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
No desembarque em Belo Horizonte, na última quarta-feira (6/8), o jovem garantiu ter “se cuidado” nas férias e disse estar preparado para defender o time alvinegro. De toda forma, caso viaje com a delegação ao Rio de Janeiro, Reinier deve ficar no banco de reservas do confronto que terá início às 16h deste domingo (10/8), no Estádio São Januário.