O Atlético ainda não tem um time titular definido. Ao menos foi o que afirmou o técnico Cuca, após a vitória alvinegra por 2 a 1 sobre o Godoy Cruz-ARG, nessa quinta-feira (14/8), na Arena MRV, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Galo entrou em campo com Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk. Os desfalques foram o lateral-direito Saravia, os volantes Fausto Vera e Patrick, e os atacantes Cadu, Caio Maia e João Marcelo.
Apesar de vários dos atletas que iniciaram a partida serem considerados titulares, Cuca entende que é difícil cravar uma equipe ideal devido ao calendário do futebol brasileiro. Ele citou até uma frase do técnico português José Mourinho para justificar a ideia.
“Você não consegue ter um time titular, não dá, porque o desgaste é tão grande de um jogo para o outro que você precisa ter 16, 17 titulares e ir usando conforme as necessidades para não estourar todo mundo. Às vezes o jogador está cansado, como diz o Mourinho: ‘jogador tem que jogar fresco’”, afirmou, em entrevista coletiva.
“E às vezes o jogador não está com a condição ideal, temos que entender. No outro dia ele vai ter um rendimento melhor. Se estiver fisicamente bem terá mais força do que cansado. Cabe a nós entender cada jogo, cada história e escolher as melhores peças, as que estiverem mais descansadas, oportunizando todo o elenco a jogar. Não tem outro remédio”, prosseguiu.
O que falta para o Atlético ter um time titular?
Ainda assim, Cuca enxerga a possibilidade de encontrar os “11 ideais” no acaso. Isso, no entanto, depende dos atletas e de um jogo em que o Atlético tenha um desempenho acima da média.
“Tenho muitos anos de estrada. Às vezes você encontra a equipe sem querer. Um jogo que você tem uma necessidade, coloca o jogador aqui e ali, dá liga, segue, e quantos times do Brasil estão jogando assim por que deu liga? E daí você encontra a equipe titular”, explicou.
“Eu não tenho vergonha de dizer, ainda não encontrei a equipe titular. Por isso tenho mexido no sistema diversas vezes. Cada jogo é uma história. Mas daqui a pouco encontra, um grande jogo, que encheu os olhos de todo mundo, aí você dará sequência. Depende deles”, finalizou.
Quais são os 11 jogadores mais utilizados pelo Atlético em 2025?
- Everson (goleiro): 42 jogos
- Gustavo Scarpa (meia): 42 jogos
- Junior Alonso (zagueiro): 42 jogos
- Natanael (lateral-direito): 41 jogos
- Hulk (atacante): 37 jogos
- Lyanco (zagueiro): 36 jogos
- Bernard (meia): 34 jogos
- Rony (atacante): 35 jogos
- Gabriel Menino (volante): 35 jogos
- Igor Gomes (meia): 35 jogos
- Alan Franco (volante): 33 jogos