ATLÉTICO

Cuca explica por que ainda não definiu time titular do Atlético

Treinador cita frase de José Mourinho e diz que não tem vergonha em admitir que ainda não definiu equipe ideal do Galo

Compartilhe
google-news-logo

O Atlético ainda não tem um time titular definido. Ao menos foi o que afirmou o técnico Cuca, após a vitória alvinegra por 2 a 1 sobre o Godoy Cruz-ARG, nessa quinta-feira (14/8), na Arena MRV, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O Galo entrou em campo com Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk. Os desfalques foram o lateral-direito Saravia, os volantes Fausto Vera e Patrick, e os atacantes Cadu, Caio Maia e João Marcelo.

Apesar de vários dos atletas que iniciaram a partida serem considerados titulares, Cuca entende que é difícil cravar uma equipe ideal devido ao calendário do futebol brasileiro. Ele citou até uma frase do técnico português José Mourinho para justificar a ideia.  

“Você não consegue ter um time titular, não dá, porque o desgaste é tão grande de um jogo para o outro que você precisa ter 16, 17 titulares e ir usando conforme as necessidades para não estourar todo mundo. Às vezes o jogador está cansado, como diz o Mourinho: ‘jogador tem que jogar fresco’”, afirmou, em entrevista coletiva. 

“E às vezes o jogador não está com a condição ideal, temos que entender. No outro dia ele vai ter um rendimento melhor. Se estiver fisicamente bem terá mais força do que cansado. Cabe a nós entender cada jogo, cada história e escolher as melhores peças, as que estiverem mais descansadas, oportunizando todo o elenco a jogar. Não tem outro remédio”, prosseguiu.

O que falta para o Atlético ter um time titular?

Ainda assim, Cuca enxerga a possibilidade de encontrar os “11 ideais” no acaso. Isso, no entanto, depende dos atletas e de um jogo em que o Atlético tenha um desempenho acima da média. 

“Tenho muitos anos de estrada. Às vezes você encontra a equipe sem querer. Um jogo que você tem uma necessidade, coloca o jogador aqui e ali, dá liga, segue, e quantos times do Brasil estão jogando assim por que deu liga? E daí você encontra a equipe titular”, explicou. 

“Eu não tenho vergonha de dizer, ainda não encontrei a equipe titular. Por isso tenho mexido no sistema diversas vezes. Cada jogo é uma história. Mas daqui a pouco encontra, um grande jogo, que encheu os olhos de todo mundo, aí você dará sequência. Depende deles”, finalizou.

Quais são os 11 jogadores mais utilizados pelo Atlético em 2025?

  1. Everson (goleiro): 42 jogos
  2. Gustavo Scarpa (meia): 42 jogos
  3. Junior Alonso (zagueiro): 42 jogos
  4. Natanael (lateral-direito): 41 jogos
  5. Hulk (atacante): 37 jogos
  6. Lyanco (zagueiro): 36 jogos
  7. Bernard (meia): 34 jogos
  8. Rony (atacante): 35 jogos
  9. Gabriel Menino (volante): 35 jogos
  10. Igor Gomes (meia): 35 jogos
  11. Alan Franco (volante): 33 jogos
Compartilhe
google-news-logo