A Arena MRV, em Belo Horizonte, entrou para a história do futebol brasileiro neste domingo (17/8). O estádio do Atlético recebeu o Selo Procel Edificação Construída, tornando-se o primeiro do país a alcançar a certificação máxima de eficiência energética. A placa foi entregue pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em cerimônia oficial.
Ministro atleticano
Durante a entrega, Alexandre Silveira destacou a relevância do feito não apenas para o esporte, mas também para o futuro sustentável do Brasil.
“Como mineiro e atleticano, fico muito feliz em poder entregar este Selo para a casa do Galo que, além de muito bonita, se tornou um exemplo do ponto de vista da economia e da eficiência energética”, afirmou o ministro.
Nota máxima em eficiência
Inaugurada em abril de 2023, a Arena MRV já havia recebido a nota máxima na Etiqueta de Eficiência Energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Edifica). Agora, com o Selo Procel definitivo, consolida-se como modelo de inovação para empreendimentos esportivos no país.
Miguel Marques, diretor de Gestão de Programas de Governo da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), reforçou o caráter simbólico da conquista para o Atlético.
“A Arena MRV se torna um símbolo de inovação e compromisso com a sustentabilidade no esporte brasileiro. Essa conquista mostra que eficiência energética também pode ser realidade em grandes empreendimentos esportivos, inspirando mudanças em todo o país”, ponderou.
O que garantiu a certificação
O reconhecimento da Arena MRV veio após a adoção de medidas que reduzem o consumo de energia e água no estádio. Entre elas:
- Iluminação 100% LED, com menor impacto no gasto elétrico;
- Isolamento térmico em cabines de TV, camarotes, enfermarias e áreas de serviço;
- Climatização eficiente, com dutos e tubulações isolados;
- Sistema hidráulico inteligente, que reaproveita água da chuva e garante economia de mais de 50% no consumo anual.
Marco para o esporte brasileiro
Criado em 2014, o Selo Procel Edificações já foi concedido a mais de 300 empreendimentos no país, mas a Arena MRV é a primeira da lista entre os estádios de futebol.