Não deu para as Vingadoras! O Atlético foi eliminado da Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino ao perder para o Santos nos pênaltis, nesta segunda-feira (18/8), na Vila Belmiro, pelo jogo de volta da semifinal.
A partida de ida havia terminado com placar de 1 a 0 para o Galo. No tempo regulamentar, o Santos venceu nesta noite por 2 a 1 e levou a decisão para os pênaltis. Os gols das Sereias da Vila foram marcados por Suzane Pires e Laryh, enquanto Hingredy fez o das mineiras.
O primeiro tempo começou melhor para o Atlético, mas rapidamente o cenário virou e o Santos dominou as ações para sair na frente com Suzane Pires. O Galo não conseguiu construir boas jogadas e se viu sem armas para reverter o placar.
Na segunda etapa, o Santos deu mais um banho de água fria nas Vingadoras e ampliou o marcador logo no início. Mesmo com as substituições, o Atlético não apresentou recursos e se viu acuado diante das Sereias.
As visitantes insistiram até o último minuto e se deram bem com falha santista. Entre as zagueiras, Hingredy marcou e levou a decisão para os pênaltis. Contudo, nos tiros livres de 11 metros, o Atlético foi superado por 5 a 4.
Na grande decisão, o Santos vai enfrentar o Botafogo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu as datas e horários dos jogos de ida e volta.
O jogo
As Vingadoras até começaram melhor e foram ao ataque com mais qualidade, principalmente com Kélen e Luana Índia. A equipe até chegou a marcar, mas logo a assistente assinalou posição de impedimento.
O Santos, por sua vez, teve mais dificuldade de levar perigo. Apesar do volume ofensivo e insistir nas jogadas, as Sereias pecaram nas finalizações. O time teve boa chance com Analuyza, que arriscou de longe e gerou dois rebotes, mas a bola foi para fora.
Se pisar na área não estava surtindo efeito, a grande oportunidade surgiu de longe. Pelo lado direito, Suzane Pires avançou com liberdade e preparou o chute com qualidade, sem chances para Maike: 1 a 0.
As Vingadoras não conseguiram pressionar e se comportaram de forma ansiosa, com pouco poder criativo. Desde a tentativa do gol impedido, a equipe não produziu outra chance perigosa e viu as donas da casa crescerem na posse de bola.
Segundo tempo
O Santos foi efetivo logo no início, não dando tempo para que o Atlético se organizasse em campo. Em cruzamento para a área, Hingredy tentou afastar de cabeça, mas falhou e viu a bola cair nos pés de Samara. A atacante emendou chute de primeira, e a goleira Maike defendeu. No rebote, contudo, Layh não perdoou e mandou para o fundo do gol: 2 a 0.
O Galo tentou responder e teve chance clara com Kélen, que avançou pela esquerda, passou da marcação e bateu fechado, no canto. A goleira Stefane fechou o gol e impediu que a equipe visitante diminuísse no marcador.
A partida ganhou clima mais tenso e algumas jogadoras iniciaram uma confusão quando o jogo estava parado para cobrança de lateral. No entanto, elas rapidamente foram contidas e o duelo seguiu normalmente, sem advertência para os lados.
As Vingadoras tentaram ocupar o campo ofensivo, mas não obtiveram muito sucesso. Elas erraram muitos passes e promoveram a estabilidade do Santos, que controlou bem a posse de bola, a fim de segurar o resultado e administrar o placar. Em alguns momentos, as Sereias ensaiaram jogadas e ameaçaram de longe a goleira Maike.
Na reta final o Galo pressionou em busca de diminuir para levar a decisão para os pênaltis. A defesa santista fechou os espaços, mas falhou no último segundo. No apagar da luzes, Hingredy saiu bem entre as zagueiras e encobriu a goleira: 2 a 1.
Pênaltis
Laura Maria abriu as cobranças para o Atlético e viu Stefane defender.
Carol Baiana converteu para o Santos: 1 a 0.
Hingredy bateu alto e acertou o travessão. Galo ainda sem converter: 1 a 0.
Na sequência, Júlia repetiu o erro e também mandou a bola o travessão: 1 a 0.
Karen Cristina bateu no canto e marcou: 1 a 1.
Pardal cobrou alto, sem chances para Maike: 2 a 1.
Bárbara Melo converteu para as Vingadoras: 2 a 2.
Larissa Vasconcelos bateu para fora, por cima do gol: 2 a 2.
Kelen mandou para o fundo do gol: 3 a 2.
Laryh converteu e deixou tudo igual novamente: 3 a 3.
Ju Pacheco bateu bem e converteu: 4 a 3.
Leidiane chutou no canto e fez o gol: 4 a 4.
Cindy Ramos bateu muito mal, e Stefane defendeu: 4 a 4.
Nath Pitbull bateu com categoria e converteu: 5 a 4. Santos classificado.
SANTOS 2 X 1 ATLÉTICO
Santos
Stefane; Pardal, Ana Alice, Suzane Pires (Julia aos 40 do 2T), Leidiane aos 34 do 2T e Larissa Vasconcellos; Thaisinha (Nath Pitbull aos 35 do 2T), Rafa Andrade e Analuyza (Evellyn Marques aos 35 do 2T); Laryh e Samara (Carol Baiana aos 22 do 2T). Técnico: Caio Couto
Atlético
Maike; Bárbara Melo, Káren (Cindy Ramos aos 38 do 2T), Hingredy, Tayane (Karen Cristina, no intervalo); Ju Pacheco, Laura Maria, Rafa Travalão (Rayla aos 11 do 2T – Thalita aos 14 do 2T); Amália, Kélen e Luana Índia. Técnica: Fabi Guedes
- Gols: Suzane Pires aos 20 do 1T, Laryh aos 5 do 2T (Santos), Hingredy aos 51 do 2T (Atlético)
- Cartões amarelos: Larissa Vasconcellos, Carol Baiana (Santos)
- Motivo: jogo de volta da semifinal da Série A2 do Campeonato Brasileiro
- Data: 18/08/2025
- Horário: 21h
- Local: Vila Belmiro, em Santos
- Árbitra: Talita Ximenes de Freitas
- Assistentes: Leandra Aires Cossette (SP) e Anna Beatriz Scagnolato (SP)