O ano de 2021 está eternamente marcado nos corações dos torcedores do Atlético. Com três títulos naquela temporada, o clube mineiro fez história e encantou o Brasil. Aquela geração, no entanto, já pode praticamente ser tratada como passado no Galo: agora, o elenco alvinegro conta com apenas cinco remanescentes da melhor época de sua centenária trajetória no futebol.
Em 2021, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil – façanha que o clube apelidou de “Triplete Alvinegro”. O elenco daquela temporada era majoritariamente composto por atletas indicados pelo técnico argentino Jorge Sampaoli.
Sob o comando de Cuca, diversas peças se destacaram a nível nacional naquele ano. Nomes como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o meio-campista Zaracho e o atacante Hulk eram frequentemente citados entre os melhores jogadores em atividade no Brasil naquela altura – quatro deles seguem no Galo.
Outros jogadores se firmaram como engrenagens cruciais daquele conjunto de Cuca para as conquistas. Foram os casos do volante Allan, do meio-campista Nacho Fernández e do atacante Keno, por exemplo.
O elenco do Atlético em 2021
- Goleiros: Everson*, Rafael, Matheus Mendes** e Jean
- Laterais-direitos: Mariano e Guga
- Zagueiros: Nathan Silva, Junior Alonso*, Réver, Igor Rabello e Micael
- Laterais-esquerdos: Guilherme Arana* e Dodô
- Volantes: Allan, Jair, Alan Franco*, Tchê Tchê e Neto
- Meio-campistas: Zaracho, Nacho Fernández, Hyoran, Nathan, Dylan Borrero e Calebe
- Atacantes: Hulk*, Savarino, Keno, Eduardo Sasha, Vargas, Diego Costa, Savinho e Echaporã
*Jogadores que seguem no clube no segundo semestre de 2025.
**Tem contrato com o Atlético, mas está cedido ao América por empréstimo e em negociação com o Alverca, de Portugal.
Reformulação gradual no Atlético
Pouco a pouco, temporada a temporada, o Atlético foi desfazendo o elenco multicampeão de 2021 – que ainda viria a conquistar a Supercopa do Brasil em 2022, diante do Flamengo. As saídas eram recebidas de distintas formas pela torcida, já que, naturalmente, uns contavam com maior apreço das arquibancadas do que outros.
O último do elenco de 2021 a deixar o Galo é o zagueiro Igor Rabello. Nos últimos dias, o defensor se acertou com o Fluminense e encerrou trajetória com a camisa preta e branca após seis anos e meio em Belo Horizonte.
Rabello jamais ostentou status de titular absoluto no Atlético, mas foi figura importante na composição do grupo nos últimos anos. O atleta se despediu do clube mineiro depois de 204 jogos, tendo contribuído com oito gols e quatro assistências neste período.
O elenco do Atlético em 2025*
- Goleiros: Everson, Gabriel Delfim, Gabriel Átila e Robert
- Laterais-direitos: Natanael e Saravia
- Zagueiros: Lyanco, Junior Alonso, Ivan Román e Vitor Hugo
- Laterais-esquerdos: Guilherme Arana e Caio
- Volantes: Alan Franco, Patrick Silva, Alexsander, Fausto Vera e Gabriel Menino
- Meio-campistas: Igor Gomes, Gustavo Scarpa, Bernard, Reinier e Iseppe
- Atacantes: Hulk, Cuello, Rony, Júnior Santos, Dudu, Biel, João Marcelo, Isaac, Cadu e Caio Maia
*Nomes retirados do site oficial do Atlético em 18 de agosto de 2025.
Como citado anteriormente, dos cinco nomes tido como pilares do Atlético em 2021, “apenas” Matías Zaracho deixou o clube. Depois de uma trajetória inconstante especialmente deviso a lesões, o argentino retornou ao Racing-ARG em janeiro, em operação de cerca de R$ 12 milhões.
Everson, Junior Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco e Hulk seguem no Galo – todos com status de titulares absolutos. O zagueiro paraguaio e o lateral-esquerdo brasileiro, de toda forma, têm sido alvo de críticas pelas performances mais recentes.
No fim das contas, os movimentos de mercado alvinegros dos últimos anos promoveram uma verdadeira reformulação na geração mais vitoriosa da história da centenária instituição mineira. Com caras diferentes, o Atlético segue em busca das glórias de outrora.