Na noite dessa terça-feira (19/8), Paulo Bracks, chefe de esportes do Atlético, revelou que o zagueiro Vitão iniciou a transição ao time principal do clube mineiro. Aos 17 anos, o jovem é tido como uma das principais promessas das categorias de base alvinegras. A seguir, o No Ataque apresenta características do jogador e bastidores de sua ainda curta trajetória no futebol.
Natural de Belo Horizonte e torcedor do Atlético, Vitão foi admitido pelas categorias de base do Galo em 2020, ainda aos 12 anos. Destaque em todas as divisões pelas quais passou, o zagueiro é conhecido pela qualidade na saída de bola e pela imposição física nos duelos por baixo e pelo alto.
A altura é um fator diferencial. Com 1,92m, Vitão aproveita da boa impulsão para também contribuir no momento ofensivo com gols de cabeça.
O desempenho na base alvinegra sempre foi motivo de promoções “precoces”. No ano passado, por exemplo, o defensor subiu ao time sub-20 do Atlético, mesmo tendo apenas 16 anos, e chegou a atuar até pela equipe sub-23 do clube mineiro.
Figura constante nas convocações para a Seleção Brasileira Sub-17, Vitão foi campeão do Sul-Americano da categoria com a Amarelinha em 2025 – sendo peça fundamental do time treinado por Dudu Patetuci. A tendência, inclusive, é de que o atleta seja convocado para a Copa do Mundo Sub-17, que acontecerá em novembro no Catar.
Vitão é “atleta-exemplo” na base do Atlético
Para conhecer mais sobre Vitão, o No Ataque conversou com Luiz Carlos de Azevedo, gerente-geral das categorias de base do Atlético. “É um atleta-exemplo dentro do clube. Tem liderança nata e inspira outros atletas da base”, iniciou o dirigente.
Luiz Carlos também valorizou as características de Vitão dentro das quatro linhas. “Apesar da altura, tem boa mobilidade dentro do campo. É um zagueiro muito técnico, de qualidade na saída de bola”, acrescentou.
O NA também ouviu fontes próximas ao zagueiro, que o definiram como um jogador “extremamente focado e profissional”. Uma das pessoas consultadas disse que Vitão “dedica a vida ao Galo e a melhorar constantemente”.
A personalidade do defensor de 17 anos também foi elogiada. A reportagem soube que o zagueiro procura não se deslumbrar com as conquistas da carreira.
Há também, naturalmente, pontos a evoluir. Pessoas que acompanham a carreira do jogador disseram que Vitão ainda precisa ganhar massa muscular e força para subir de nível na carreira.
Vitão no time principal do Atlético
Nos últimos dias, Vitão já vinha treinando com o time principal do Atlético. A frequência passou a ser maior diante das saídas de Rômulo – por empréstimo para o Sporting B, de Portugal – e Igor Rabello – em definitivo ao Fluminense.
Em entrevista concedida nessa terça-feira, Paulo Bracks afirmou que o jovem passará a ser o sexto zagueiro no elenco profissional do Galo, que ainda será encorpado por Ruan Tressoldi, do Sassuolo-ITA, nos próximos dias.
“A gente hoje tem muita segurança em ter na nossa defesa o Lyanco, o Alonso, o Ivan Román, o Vitor Hugo… Agora o Ruan. E a gente está fazendo a transição de um atleta 2008. É o nosso melhor defensor da base, que é o Vitão – inclusive com uma renovação contratual já adiantada, que também vai fazer parte. Teremos seis zagueiros nessa reta final de segundo semestre”, revelou Bracks à Rádio Itatiaia.
A tendência, de toda forma, é de que Vitão siga atuando em jogos do time sub-20 do Atlético. Mesmo diante da rápida ascensão, o jovem não deve receber oportunidades imediatas com o técnico Cuca.