ATLÉTICO

A declaração de Everson, goleiro do Atlético, sobre Sampaoli

Atlético contratou Everson em setembro de 2020 a pedido de Jorge Sampaoli; cinco anos depois, goleiro e técnico vão se reencontrar

Compartilhe
google-news-logo

O Atlético contratou Everson em setembro de 2020 a pedido de Jorge Sampaoli. Cinco anos depois, goleiro e técnico vão se reencontrar, já que o clube oficializou o retorno do argentino de 65 anos, com vínculo até dezembro de 2027.

Em agosto, quando o Galo ainda tinha Cuca como treinador, Everson concedeu entrevista especial à jornalista Yara Fantoni, do UOL. E um dos assuntos no bate-papo foi justamente a relação com Sampaoli.

O goleiro se encaixou no estilo de jogo do comandante por causa de sua qualidade técnica com os pés. Entretanto, nem todos os atletas indicados conseguiram corresponder às exigências e acabaram perdendo espaço com Jorge.

“O Sampaoli às vezes te chama para trabalhar com ele. Ele te dá um jogo, se você não for bem, não joga mais. O Sampaoli é assim. Pude presenciar isso trabalhando com ele no Santos e no Galo. Não dá para vacilar. Se ele te traz e te dá confiança, você precisa passar todo o suporte para estar entre os titulares”.

Everson, goleiro do Atlético

Com Sampaoli à beira de campo, o Santos terminou o Campeonato Brasileiro de 2019 como vice-campeão ao somar 74 pontos. O Flamengo, ganhador da competição, era conduzido pelo português Jorge Jesus e alcançou 90 pontos.

Procurado pelo Atlético em 2020 para o lugar do venezuelano Rafael Dudamel, Jorge Sampaoli solicitou reforços em diversas posições. No gol, requisitou a contratação de Everson, deixando Rafael, que havia saído do Cruzeiro, como reserva imediato, e Victor, ídolo do Galo, na condição de terceira opção.

Jorge Sampaoli está de volta ao Atlético - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Jorge Sampaoli está de volta ao Atlético(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

“Quando ele vem para o Galo, ele entra em contato comigo. Foi a primeira vez que entrou em contato comigo. Perguntou se eu queria trabalhar com ele novamente. Obviamente, eu falei que sim, pois foi um cara que me ajudou muito e confiava no meu trabalho. Sabia que poderia casar tão bem como foi no Santos. Daí ele me trouxe para cá, e graças a Deus reencontrei a alegria de jogar futebol”, destacou o camisa 22.

Enquanto Sampaoli saiu do Atlético em fevereiro de 2021, Everson se firmou como uma das referências da atual geração. No clube há cinco anos, ele soma 324 jogos e oito títulos: cinco Mineiros (2021, 2022, 2023, 2024 e 2025), uma Supercopa do Brasil (2022), uma Copa do Brasil (2021) e um Campeonato Brasileiro (2021).

Sampaoli no Atlético

Na primeira passagem pelo Atlético, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, Sampaoli contabilizou 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7%.

À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado na Série A do Brasileiro, com 68 pontos – três a menos que o campeão Flamengo.

Sampaoli foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que viria a ter “ano mágico” em 2021. Na temporada seguinte, com Cuca no comando, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Nomes importantes do clube – além de Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno – foram pedidos diretos do argentino à diretoria. O alto nível de exigência do treinador foi decisivo para o início da era mais vitoriosa do Atlético.

Compartilhe
google-news-logo