O Atlético acertou a contratação de Jorge Sampaoli para substituir Cuca. As negociações com o técnico de 65 anos se intensificaram nesta terça-feira (2/9) a partir da desistência de Martín Anselmi em assumir o comando do Galo. O desfecho das conversas ocorreu no início da noite, e o clube alvinegro agora prepara o anúncio oficial.
Será a segunda passagem de Sampaoli pelo Atlético. Na primeira, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, ele contabilizou 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7%.
À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro daquela temporada, com 68 pontos – três a menos que o campeão Flamengo.
Sampaoli foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que viria a ter “ano mágico” em 2021. Na temporada seguinte, com Cuca no comando, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Nomes importantes para história do clube mineiro – como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno – foram pedidos diretos do argentino à diretoria alvinegra. O alto nível de exigência do treinador para com os dirigentes foi decisivo para o início da era mais vitoriosa da história do Atlético.
A informação do acordo de Sampaoli com o Galo foi publicada pelo jornalista argentino César Luis Merlo e confirmada por No Ataque.
O momento do Atlético
O Atlético vem de três derrotas consecutivas na temporada 2025. No Brasileirão, perdeu para São Paulo (2 a 0) e Vitória (1 a 0). Na Copa do Brasil, foi superado pelo Cruzeiro no duelo de ida das quartas de final (2 a 0).
Na Série A, o Galo ocupa a 14ª posição, com 24 pontos em 20 jogos (seis vitórias, seis empates e oito derrotas). Já na Copa do Brasil, terá de ganhar do maior rival por três gols de diferença para avançar às semifinais sem depender da disputa por pênaltis.
O Alvinegro Mineiro ainda disputa a Copa Sul-Americana. Nas quartas de final, terá como adversário o Bolívar, da Bolívia.