O jornalista uruguaio Diego Muñoz fez uma piada de cunho xenófobo no programa Convocados, nesta semana, ao sugerir que o meia venezuelano Rómulo Otero, atualmente no Nacional, deveria trabalhar como entregador.
Um vídeo da atração circula nas redes sociais e mostra Diego Muñoz ao lado dos colegas Gonzalo Delgado e Fernando Corchs. Durante o programa, eles debatiam o rendimento de Otero e de Nicolás Lodeiro na equipe uruguaia.
“Coloca música de briga”, pediu Muñoz, antes de emendar a pergunta provocadora: “Você está dizendo que o Otero teria que virar entregador do ‘Pedidos Ya’?”. Delgado respondeu “Não”.
Delgado rebateu e destacou que uma opinião “escapou por trás do seu preconceito”, mas Muñoz se defendeu. “Como preconceito? Há uma altíssima porcentagem de entregadores que são estrangeiros”, disse o jornalista.
“Também há imigrantes venezuelanos que são engenheiros ou médicos”, respondeu Delgado, antes de citar outras profissões.
Si bien Rómulo Otero no está viviendo sus mejores días en Uruguay con Nacional, es INACEPTABLE este tipo de burlas del periodista Diego Muñoz hacia el jugador venezolano.pic.twitter.com/Xf2if5Y6Jt
— Mario Alberto Sánchez (@MarioSanchezVe) September 1, 2025
Muitos internautas pediram para o comentarista esportivo se desculpar, mas ele ainda não se pronunciou sobre o caso, que viralizou nas redes sociais no Uruguai e na Venezuela.
Nesta temporada, Otero disputou 30 jogos pelo Nacional, colaborando com três gols e três assistências.
Passagem de Otero pelo Atlético
Conhecido pelos potentes chutes de fora da área e por ser um exímio cobrador de faltas, Otero teve duas passagens pelo Galo. A primeira, na qual mais se destacou, foi entre 2016 e 2018; a segunda, entre 2019 e 2020, após retornar de empréstimo ao Al-Wehda, da Arábia Saudita.
O venezuelano, que era considerado “xodó” da torcida no início de sua trajetória com a camisa alvinegra, é o quarto maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 26 gols marcados em 125 partidas oficiais disputadas. Ele também distribuiu 14 assistências pelo time mineiro