ATLÉTICO

Os quatro jogadores do Atlético que já trabalharam com Sampaoli

Sampaoli indicou à diretoria do Atlético três nomes que seguem no clube até os dias de hoje; relembre antigos parceiros do argentino

Compartilhe
google-news-logo

De volta a Belo Horizonte, o técnico Jorge Sampaoli vai reencontrar quatro jogadores com quem já trabalhou no Atlético. Dos nomes em questão, três deles foram indicações diretas do argentino à diretoria em 2020, quando conduziu o primeiro projeto no Galo.

A contratação do argentino foi acertada pelo Galo após demissão de Cuca, que somou resultados oscilantes depois da parada do futebol brasileiro para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

O profissional retorna ao Atlético quatro anos e meio depois da primeira passagem, que deixou boas impressões aos torcedores em virtude do bom futebol desempenhado pela equipe naquela oportunidade.

Sampaoli e a diretoria alvinegra apararam arestas, já que o argentino também enfrentou desavenças e algumas polêmicas no trabalho de 2020.

Os jogadores do Atlético que já trabalharam com Sampaoli

Os quatro atletas listados a seguir trabalharam com Jorge Sampaoli no Atlético entre 2020 e 2021. Todos eles conquistaram o Campeonato Mineiro de 2020 com o argentino no comando do Galo.

Everson

O Atlético fechou a contratação de Everson em setembro de 2020, seis meses depois de acertar a chegada do goleiro Rafael. Na ocasião, Sampaoli indicou diretamente o nome de Everson à diretoria, já que havia trabalhado com o arqueiro no Santos e apreciava sua capacidade de jogar com os pés.

“Tive uma boa relação com ele. Lembro até hoje do meu primeiro contato com ele. Aquela visibilidade, aquela impressão… Pô, é um treinador de Copa do Mundo, pedindo para que você venha até o Santos, que já tinha um grande goleiro. O Vanderlei estava lá e tinha feito um 2018 tão bom quanto o meu. Se colocasse na balança, nós estivemos entre os melhores goleiros do Campeonato Brasileiro”, relembrou Everson em entrevista recente à GaloTV.

“Quando eu piso lá no CT, estou entrando e esbarro com o Sampaoli. ‘Ah, chegou o arqueiro! Chegou o arqueiro’. Não era nem meu nome. ‘Chegou o arqueiro que não queria vir’. Cumprimentei ele: ‘Profe, gracias pela oportunidade’. Soltei um portunhol (risos). Ele olhou: ‘De nada, mas você é muito fracote. Muito fracote. Falta musculação’. E virou as costas e foi embora. Caramba, cara! O cara me pediu”, completou.

Junior Alonso

A primeira contratação do zagueiro paraguaio Junior Alonso pelo Atlético foi oficializada em julho de 2020, também a pedido de Jorge Sampaoli. Na ocasião, o argentino queria contar com um zagueiro canhoto de boa capacidade de construção.

No último domingo (31/8), depois de derrota do Galo para o Vitória (1 a 0) no Barradão, em Salvador, Alonso fez referência indireta a Sampaoli ao comentar a situação do Atlético, que buscava um técnico no mercado.

“A bola não está entrando. Agora é só trabalhar. Nós, como grupo, temos obrigação de melhorar. Todos nós somos culpados pela situação do clube, pelo nosso rendimento. O mais importante é ter humildade para aceitar isso”, iniciou o defensor.

“E quando chegar o treinador, é trabalhar da melhor maneira. A gente precisa é de trabalhar. Não precisa de criar amizade e nem dar bom dia. O mais importante é que o treinador chegue aqui e faça um grande trabalho conosco”, completou.

As aspas finais fizeram clara referência a Sampaoli, já que relatos de sua primeira passagem pelo Atlético dão conta de que o treinador “não dava bom dia” para alguns funcionários na Cidae do Galo, em Vespasiano.

Guilherme Arana

No início de 2020, o Atlético confirmou a contratação do lateral-esquerdo Guilherme Arana cerca de um mês antes de anunciar Jorge Sampaoli como treinador. Desta maneira, portanto, o argentino não teve participação na chegada do defensor ex-Corinthians.

Sob o comando de Sampaoli, de toda forma, Arana viveu uma das melhores temporadas da carreira em 2020. Foram seis gols marcados e nove assistências oferecidas a companheiros ao longo de 48 jogos.

Sampaoli (de preto) orienta Everson e Guilherme Arana (à esquerda, de costas) durante jogo do Atlético em 2020 - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Sampaoli (de preto) orienta Everson e Guilherme Arana (à esquerda, de costas) durante jogo do Atlético em 2020(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Alan Franco

O meio-campista equatoriano Alan Franco foi outro dos pedidos de Sampaoli à diretoria do Atlético, em julho de 2020. Na ocasião, o jogador era tido como um dos principais nomes do Independiente del Valle-EQU, tendo conquistado a Copa Sul-Americana de 2019 com os “Rayados”.

Franco disputou 33 partidas com o Galo na “era Sampaoli”, tendo sido titular em 19 delas. Curiosamente, o meio-campista viveu a temporada mais goleadora da carreira com o argentino, tendo marcado três gols com a camisa preta e branca em 2020.

O “asterisco” no elenco do Atlético

Hulk foi contratado pelo Atlético e começou a treinar com o elenco antes da saída de Sampaoli do clube mineiro em 2021, mas não chegou a fazer um jogo oficial sendo liderado pelo argentino. Em entrevista ao programa Boleiragem, em agosto de 2023, o ídolo do Galo revelou que tomou conhecimento de que possivelmente não seria utilizado caso o profissional seguisse no clube mineiro.

“Eu estava mais fazendo a parte física (na época). O Brasileiro acabou se estendendo mais. Às vezes (o Sampaoli deixava ver o treino). Estávamos eu e Dodô, treinando a parte física. Não sei se procede ou não. O Keno, depois de um tempo, falou que todo mundo ama ele como treinador, um cara que entende muito de bola, mas como pessoa um pouco difícil”, iniciou Hulk.

“O Keno falou que ele (Sampaoli) comentou com ele que não sabia como iria fazer, mas que eu não jogaria com ele. Eu nem tinha treinado com ele. Os caras falavam que ele era assim, ele mandava contratar jogador e não usava jogador”, completou na oportunidade.

Naturalmente, agora, o cenário deve ser distinto. Com o entendimento de que Hulk se transformou em um dos maiores ídolos da história do Atlético, Sampaoli certamente contará com o camisa 7 na segunda passagem pelo Galo.

Compartilhe
google-news-logo