O Atlético anunciou nessa terça-feira (2/9) o retorno do técnico argentino Jorge Sampaoli, de 65 anos. Ele assinou com o Galo até dezembro de 2027. Para o comentarista José Trajano, a escolha foi “absurda” por vários motivos.
“Eu acho um absurdo. A gente já viu o histórico do Sampaoli: ele não é um sujeito simpático com quem trabalha no clube, ele faz exigências sem tamanho, sempre pede vários jogadores, ele é muito nervosinho e não vem dando certo nos últimos clubes. Eu até já fui fã do Sampaoli anos atrás, mas agora eu acho ele meio estranho”, disse Trajano, no Canal Uol.
Antes de Sampaoli, o Atlético fez uma proposta ao argentino Martín Anselmi, de 40 anos, que recusou assumir o projeto em meio à temporada.
Como foi a primeira passagem de Sampaoli pelo Atlético?
De acordo com o Galo Digital, Sampaoli comandou o Atlético em 44 partidas (25 vitórias, 9 empates e 10 derrotas) entre 2020 e 2021. Foram 78 bolas nas redes dos adversários e 49 gols sofridos.
Sob sua liderança, o Galo conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e terminou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar, com 68 pontos, três a menos em relação ao campeão, o Flamengo, com 71.
Além de sua contribuição em campo, o treinador foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que faria história em 2021. Nomes importantes como o goleiro Everson, o zagueiro Júnior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno foram pedidos diretos de Sampaoli.
A ficha de Jorge Sampaoli
- Nome completo: Jorge Luis Sampaoli Moya
- Data de nascimento: 13/3/1960 (65 anos)
- Naturalidade: Casilda (Argentina)
- Clubes e seleções da carreira: Alumni de Casilda (três vezes), Belgrano de Arequito (duas vezes), Argentino de Rosario (duas vezes), Aprendices Casildenses, Juan Aurich, Sport Boys, Coronel Bolognesi, Sporting Cristal, O’Higgins, Emelec, Universidad de Chile, Chile, Sevilla, Argentina, Santos, Atlético (duas vezes), Olympique de Marseille, Sevilla, Flamengo e Rennes
- Títulos conquistados: Copa Sul-Americana (2011), Campeonato Chileno (2011 – Apertura e Clausura e 2012 – Apertura), Copa Chile (2012/2013), Copa América (2015) e Campeonato Mineiro (2020)