O comentarista Bruno Formiga opinou, nesta quarta-feira (3/9), sobre a contratação do técnico Jorge Sampaoli, de 65 anos, pelo Atlético. O jornalista definiu o argentino como um “fio desencapado” e deu nota para a escolha do Galo no mercado de treinadores.
O Atlético acertou o retorno de Jorge Sampaoli na noite dessa terça-feira (2/9), quando anunciou a contratação do técnico. Ele iniciará os trabalhos com o grupo alvinegro já na tarde desta quarta-feira na Cidade do Galo, em Vespasiano.
Na avaliação de Formiga, a última impressão deixada por Sampaoli no Brasil foi “muito ruim”. Ele somou 60,7% de aproveitamento sob o comando do Flamengo, mas saiu criticado pelo desempenho da equipe e principalmente pela polêmica que envolveu um de seus auxiliares com o atacante Pedro.
“A última impressão, o trabalho dele no Flamengo, é muito ruim. Muito ruim. E assim, com peças que eram bem melhores do que hoje o Galo apresenta. O elenco não é ruim. Eu não gosto de usar o termo ‘obrigação’ no futebol para nada, mas eu acho que o Galo poderia jogar muito mais do que está jogando. E eu acho que o impacto inicial do Sampaoli vai ter mudança. Nos primeiros quatro, cinco jogos, eu acho que vai dar um choque ali e pode ser que a coisa engrene. Porque o Sampaoli também é um fio desencapado”, comentou durante o Seleção SporTV.
Formiga dá nota a Sampaoli no Atlético
Em seguida, Formiga deu nota a escolha de Sampaoli por parte do Atlético. Mesmo diante do que classificou como riscos do pacote que envolve a contratação do argentino, o comentarista avaliou positivamente a definição do Galo.
“No Santos, teve um entedimento muito legal. Adorava a cidade, ia (para os treinos) de bicicleta e a coisa ornou. No Atlético, acho que funcionou durante um tempo, depois a relação desandou um pouco. Acho que foi uma passagem ok. Eu daria uma nota 7,5 para essa contratação, pelo risco do trabalho dele no Flamengo. Se tivesse pulado daquilo para a Europa, eu achava que era 8,5. Mas a passagem no Flamengo deixou uma impressão muito ruim”, acrescentou.
Sampaoli no Atlético
Na primeira passagem pelo Atlético, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, Jorge Sampaoli contabilizou 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7%.
À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos – três a menos que o campeão Flamengo.
Sampaoli foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que viria a ter “ano mágico” em 2021. Na temporada seguinte, com Cuca no comando, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Nomes importantes do clube – como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno – foram pedidos diretos do argentino à diretoria. O alto nível de exigência do treinador foi decisivo para o início da era mais vitoriosa do Galo.
No regresso ao Atlético, Sampaoli alinhou o propósito de tornar o time novamente protagonista. Em função do projeto em longo prazo, as partes celebraram vínculo até dezembro de 2027.