De volta à Cidade do Galo depois de pouco mais de quatro anos, o técnico Jorge Sampaoli já tem data marcada para a estreia. Mas ainda não será desta vez que ele terá seu primeiro encontro com o torcedor do Atlético.
O primeiro jogo do argentino nesta segunda passagem será, de cara, um clássico contra o Cruzeiro. E o alvinegro entrará em campo precisando sair de uma desvantagem no confronto.
O Atlético encara a Raposa em 11 de setembro, pela rodada de volta das quartas de final da Copa do Brasil, às 19h30, no Mineirão. Como perdeu o duelo de ida, na Arena MRV, por 2 a 0, o Galo precisa de triunfo a partir de três gols de frente para avançar diretamente às semifinais. Se ganhar por dois gols de vantagem, a definição sairá nas cobranças de pênaltis.
Como foi a primeira passagem de Sampaoli no Atlético?
O primeiro trabalho de Sampaoli no Atlético teve início em março de 2020, já com o mundo às voltas com a pandemia de COVID-19. A passagem se encerrou em fevereiro de 2021, quando o argentino aceitou convite para dirigir o francês Olympique de Marselha.
No Galo, ele conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e colocou o time na briga pelo título brasileiro até as rodadas finais – acabou em terceiro lugar, com 68 pontos, três atrás do campeão da Série A daquela temporada, o Flamengo.
Foram 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7% em 11 meses na Cidade do Galo.
Curiosamente, Sampaoli nunca comandou o time em um jogo diante da Massa, já que, por causa da pandemia, o público era vetado nos estádios.
Ele teve participação ativa na formação do grupo que viria a ganhar o “Triplete” em 2021, com as taças do Mineiro, do Brasileiro e da Copa do Brasil.
Foi a pedido de Sampaoli, por exemplo, que o Atlético contratou jogadores como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno.