O argentino Jorge Sampaoli desembarca em Belo Horizonte nesta quarta-feira (3/9) para comandar o Atlético. O retorno do técnico ao Galo repercutiu em jornais ao redor do mundo, com ênfase na missão difícil de recuperar o alvinegro na temporada.
Diferente da primeira passagem, Sampaoli chega em um momento de baixa na carreira. Depois de deixar o Atlético, em 2021, ele passou por Olympique de Marseille, Sevilla, Flamengo e Rennes, todos trabalhos abaixo do esperado.
No Equador, país do volante alvinegro Alan Franco, o site FutbolEcuador destacou que o técnico terá que “apagar o incêndio” e explicou: “com a missão urgente de realizar um feito que tire o Atlético do abismo”.
Chance de rebaixamento do Atlético?
Diversos veículos da imprensa internacional apontaram para a chance de rebaixamento do Galo, que é o 14º colocado do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos – a dois do Z4, mas tem um jogo atrasado.
O portal chileno Redgol classificou a situação do Atlético no torneio como “muito difícil”. Sampaoli teve passagens de destaque pela Universidade de Chile, pela qual conquistou a Copa Sul-Americana e três títulos do Campeonato Chileno, e na própria seleção do país, em que venceu a Copa América de 2015.
Já na Argentina, país natal do técnico, o TyC Sports também falou sobre a posição do Galo no Brasileirão, mas lembrou que o clube está nas quartas de final da Copa Sul-Americana, em que vai enfrentar o Bolívar. Ainda falaram do último trabalho de Sampaoli, no Rennes: “Para esquecer”.
O jogo da Sul-Americana, inclusive, foi o enfoque do A Todo Deporte, da Bolívia, país do próximo rival do Atlético no torneio. Nesse contexto, apontaram o time de Sampaoli como “um dos principais candidatos a chegar à final neste ano”.
Retorno pela ‘porta da frente’
Na Espanha, o Sport falou da campanha da torcida alvinegra nas redes sociais pedindo a contratação do treinador. O jornalista “Joaquim Piera” relatou a primeira passagem de Sampaoli no Atlético e falou da boa relação com a torcida, a qual apontou como “uma das mais fanáticas do Brasil”. Ainda relembrou da “missão impossível” de virar sobre o rival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil.
A chegada de Sampaoli ainda foi tema de diversos outros jornais, como o As, da Espanha, o Versus, do Paraguai, e o L’Equipe, da França.