O técnico Jorge Sampaoli está de volta ao Atlético. O argentino foi anunciado oficialmente pelo clube nessa terça-feira (2/9) e vai ocupar o cargo deixado por Cuca na última semana. Nesse contexto, relembre cenas da primeira passagem do argentino pelo Galo.
Sampaoli assumiu o time pela primeira vez em março de 2020. Como a passagem se deu em meio à pandemia da covid-19, o argentino não disputou nenhuma partida com a presença da torcida alvinegra, mas viveu momentos de identificação com o Atlético.
O “casamento” se encerrou em fevereiro de 2021, com o fim do Campeonato Brasileiro do ano anterior, atrasado devido à pandemia. A intenção da diretoria do Atlético era seguir contando com o treinador, mas ele recebeu uma proposta do Olympique de Marseille e partiu para seu primeiro desafio no futebol europeu.
A chegada
Sampaoli chegou ao Galo em um momento conturbado. Ao final de 2019, o clube dispensou Vagner Macini e já tinha o argentino na mira, já que ele estava sem equipe após deixar o Santos.
Contudo, quem chegou foi o venezuelano Rafael Dudamel. A passagem, entretanto, não deu certo. Eliminado precocemente na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, ele foi demitido com apenas 10 jogos no comando alvinegro.
A diretoria, então, foi atrás do antigo sonho e enfim conseguiu fechar com Sampaoli, apresentado na Cidade do Galo em 9 de março de 2020.
Pandemia e estreia
Tudo ficou mais complexo dois dias depois, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a situação da covid-19 como pandemia.
A estreia de Sampaoli ainda foi antes da paralisação do futebol brasileiro, em 14 de março de 2020, contra o Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes. Já com o alerta da OMS, a partida não teve público como forma de prevenção ao coronavírus.
Causando boas impressões já na estreia, o time de Sampaoli venceu o Villa Nova por 3 a 1, com Di Santo abrindo o placar logo no primeiro minuto. Savarino e Guilherme Arana marcaram os outro gols alvinegros, enquanto Zé Eduardo diminuiu para o Leão do Bonfim.
Foi o último jogo do Galo antes da paralisação, e a equipe só voltaria a entrar em campo em julho de 2020, na retomada do Campeonato Mineiro.
Título do Campeonato Mineiro
Com a volta do calendário do futebol, Sampaoli engatou uma sequência impressionante, vencendo sete e empatando um dos oito jogos iniciais no comando alvinegro.
No Campeonato Mineiro, avançou sobre o América na semifinal e bateu o Tombense na decisão, voltando a conquistar o título estadual após dois anos.
Na comemoração, o argentino foi exaltado pelos jogadores do Atlético, jogado para o alto para exaltar a grande fase que o clube vivia no início do trabalho.
Suspensão e goleada sobre o Flamengo
Durante a passagem por BH, o treinador, sempre muito ativo à beira do campo, teve diversas suspensões, tendo que acompanhar o Atlético a distância enquanto o time era dirigido pelo auxiliar Jorge Alberto Desio.
Em um dos jogos mais marcantes no Galo, inclusive, o técnico não estava no campo. Quando o Atlético goleou o rival Flamengo por 4 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, Sampaoli assistia do camarote do Mineirão.
Filho mineiro
Na vida pessoal, Sampaoli também viveu um momento muito importante enquanto comandava o Galo. Já no fim da passagem, em 8 de fevereiro de 2021, o argentino viu o quarto filho, Bento, nascer no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.
Despedida no alambrado
O último jogo como técnico do Atlético foi emblemático. Contra o Sport, na Ilha do Retiro, o argentino foi expulso por ofender o árbitro e, na saída para o vestiário, se escorou no alambrado para “espiar” o jogo.
Após expulsão na partida contra o Sport, Sampaoli decidiu acompanhar o Galo do alambrado da Ilha do Retiro.
— ⚽ (@DoentesPFutebol) February 21, 2021
As informações são de que ele sugeriu reforços nas grades depois de descer. pic.twitter.com/mnrFagW1cJ
O alvinegro venceu, por 3 a 1, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Suspenso, ele não comandou o time na jornada derradeira.